Do site Ana Maria Braga/Globo - As varizes nas pernas são veias doentes. A Dra. Juliana Puggina, especialista em cirurgia vascular, explica que a veia fica varicosa por conta de uma alteração nas paredes e válvula.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Conheça os sintomas e saiba como previnir e tratar as tão indesejadas varizes nas pernas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Graus das varizes
O problema existe em vários graus, desde o 1, que são os vasinhos aparentes que não oferecem nenhum risco nem causam mal-estar, até o grau 6, também chamado de úlcera varicosa.
Há quem diga “varizes” para as grandes e “varicoses” para as pequenas, mas, em termos médicos, ambas são a mesma coisa. Já aquelas redes bem fininhas, popularmente conhecidas por aranhinhas, são chamadas de telangiectasia, os famosos (e odiados) “vasinhos”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Quem tem varizes?
Esse problema afeta cerca de 30% da população, entre mulheres, homens e até adolescentes “Eu tenho pacientes de 15 anos, mas a gente começa a tratar com 18. É mais comum entre pacientes com mais idade, pois o próprio envelhecimento altera as paredes dos vasos”, explica a médica.
Fatores de risco
Manter sempre o mesmo peso, praticar atividades físicas regularmente, evitar ganhar muito peso na gestação, tudo isso ajuda a prevenir varizes, mas a verdade é que o principal fator de risco para o surgimento delas é genético.
“As pessoas ficam muito culpadas de usar salto, fazer musculação, mas a principal causa de varizes é a genética”, diz a especialista.
Sobre o levantamento de peso em excesso na academia e o tabagismo, a médica explica que não há estudos para afirmar categoricamente que eles influenciam no quadro de varizes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
É um problema de saúde?
Nos casos iniciais, não. Se a pessoa não tiver sintomas que atrapalhem seu bem-estar, o tratamento de varizes é um caso mais estético, mas que vale a pena, pois evita que a doença progrida.
Cremes para varizes funcionam?
Quando perguntamos à médica se há algum creme que elimine os vasinhos ou varizes, ela explicou: “É uma doença que altera a parede do vaso sanguíneo. Qual a chance de um creme penetrar lá e resolver o problema? Os cremes servem para aliviar o peso das pernas. Eles realmente têm ações boas pra sintomas.”
Meia de compressão resolve?
Já a meia de compressão é para remediar apenas os sintomas. Ela não evita
novas varizes, mas pode ser uma boa aliada.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Cura para varizes
Varizes são altamente tratáveis e a maioria das técnicas é de baixo risco. “Ou você vai queimar ou secar com laser… É sempre um tratamento de retirada, como injetar uma substância para desaparecer com a parede daquele vaso. Uma parte é feita em consultório; outra, o próprio sistema imunológico se encarrega de fazer”, explica a Dra. Juliana.
É comum homens com varizes?
Homens também têm varizes, mas a diferença é que eles não costumam se preocupar com isso, a não ser que os sintomas já estejam incomodando a ponto de causar dor. “Os homens só vêm quando as varizes estão em graus mais avançados; já as mulheres tratam num nível mais inicial por questões estéticas”, avalia a cirurgiã.
Tatuar as pernas com o objetivo de disfarçar varizes pode dificultar o tratamento ou agravar o quadro?
Não há agravamento da doença por conta da tatuagem, mas, sim, dificulta o tratamento. “Precisamos visualizar as veias. Até dá para ver com realidade aumentada e ultrassom, mas vai dificultar. O ideal é primeiro fazer o tratamento e depois tatuar a área, se desejar”, indica a médica.
Quanto custa uma cirurgia de varizes?
Como você pode imaginar, o custo do tratamento das varizes depende do grau e da quantidade delas. “Eu brinco que pode custar de 200 reais a 20 mil reais”, diz a cirurgiã. Há tratamentos em consultório que são muito simples e algumas cirurgias podem ser feitas só com anestesia local. O ideal é fazer uma avaliação com um médico pessoalmente para então ter um orçamento de quanto custaria o tratamento.