Do ESPN - A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras do futebol, testará a utilização de cartão azul como forma de coibir as chamadas “faltas táticas” e também para tentar diminuir as reclamações dos atletas perante às decisões da arbitragem.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A informação foi publicada pelo diário Telegraph, da Inglaterra, nesta quinta-feira (8). A punição para o atleta que receber o cartão azul é de ser retirado de campo por 10 minutos. A aplicação de dois cartões azuis resultará em uma expulsão de campo, tal qual acontece atualmente após dois cartões amarelos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Se o atleta receber um cartão amarelo e outro azul também resultará em sua exclusão do confronto por cartão vermelho. De acordo com a publicação, os testes deverão ser realizados na próxima edição da FA Cup e da FA Cup Feminina.
Além da aplicação do cartão azul, a IFAB também estuda uma medida que autorize apenas os capitães das equipes a se comunicarem com os árbitros. A regra é existente em esportes como o rugby e é vista pela organização como uma forma eficaz para combater “o câncer que mata o futebol”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Já existentes há mais de 50 anos, os cartões amarelo e vermelho foram introduzidos no futebol na Copa do Mundo de 1970, no México.