Do site da Lukspuma - O costume de acordar durante a noite, em muitos casos, pode ser uma situação completamente normal. Mas até quando o chamado despertar noturno pode ser inofensivo para a saúde física, mental e emocional?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Confira neste artigo da Luckspuma os motivos que podem estar fazendo você acordar durante a noite e como isso pode afetar sua saúde — saiba mais:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O que nos faz acordar durante a noite?
Ao contrário do que muita gente pensa, sofrer com insônia não significa somente ter dificuldade para pegar no sono ou acordar durante a madrugada e não conseguir voltar a dormir. A insônia também pode ser caracterizada com o despertar noturno com frequência, problema conhecido como insônia de manutenção.
Além de provocar sintomas como cansaço e irritação durante o dia, a insônia de manutenção está relacionada a um maior risco de desenvolver diversas doenças, como cardiopatias, diabete e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e até mesmo o mal de Alzheimer.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Barulho, luminosidade e temperatura
Você sabia que seu quarto pode estar atrapalhando seu sono? Ruídos externos, excesso de luminosidade e temperaturas elevadas são alguns dos fatores que causam a insônia de manutenção e os excessivos despertares durante a madrugada.
Por isso, utilize janelas antirruído, certifique-se de deixar o quarto totalmente escuro e controle a temperatura do ambiente, algumas medidas eficientes para tornar o local de dormir mais agradável e propício para um descanso adequado.
Estresse e transtornos psicológicos
Segundo a pesquisa Acorda, Brasil!, realizada pelaMind Miners, cerca de 27% dos brasileiros afirmaram que o estresse atrapalha o sono. De fato, pessoas estressadas tendem a ter o sono mais leve e, com isso, maior dificuldade para alcançar os sonos REM e profundo, estágios primordiais para o repouso.
Além do estresse, transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia também podem provocar a insônia de manutenção, aumentando a frequência de despertares noturnos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Causas físicas
Certas condições de saúde física também influenciam na insônia de manutenção, tais como: dores causadas por traumas, artrite e outras doenças; questões hormonais, principalmente para as mulheres; urinação noturna, quando o indivíduo bebe muitos líquidos antes da hora de dormir ou em condições como gravidez e diabete; sintomas digestórios, como refluxo ou gastrite; entre outros.
Maus hábitos do sono
Deitar e acordar cada dia em um horário, abusar das telas e eletrônicos antes de dormir, consumir cafeína em excesso e outros hábitos que prejudicam a qualidade do sono também estão diretamente ligados ao aumento dos despertares noturnos.
Quando conseguimos estabelecer uma rotina de sono de qualidade, é esperado que a insônia de repetição deixe de acontecer.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quando devo me preocupar?
Melhorou seus hábitos de sono, não apresenta nenhuma condição física citada acima e mesmo assim continua acordando durante a noite várias vezes? Talvez seja a hora de procurar um médico, de preferência um especialista em sono, para buscar um diagnóstico preciso sobre a causa da insônia de repetição e indicar o tratamento adequado.