câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta os lábios e as estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua (assoalho da boca).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Neste cenário, o maio vermelho foi o escolhido para representar a prevenção e combater esse tipo de câncer, estimulando o diagnóstico precoce e a prática de hábitos saudáveis que podem driblar a doença. O público-alvo da campanha são em grande maioria homens, já que este tipo de câncer é o décimo mais comum entre o gênero. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sinais e sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Como se prevenir: A campanha do Maio Vermelho enfatiza tanto sobre os riscos do tabagismo, quanto para o consumo de bebida alcoólica. Quanto maior o número de cigarros, maior a chance de desenvolver o câncer de boca. A mesma lógica vale para o consumo de álcool em relação à quantidade consumida: aumentar as doses aumentam as chances de contrair o tumor.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o combate ao câncer de boca mora, principalmente, na prevenção. Além de evitar os fatores de risco acima, é importante manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, utilizar preservativos, na prática do sexo oral e realizar exames de rotina com um profissional especializado.