Do Metropoles - A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está investigando o caso de uma menina de 1 ano e 3 meses que m0rreu no mês de outubro, em Caucaia, Fortaleza. A suspeita é de que ela tenha sido infectada pela ameba Naegleria fowleri, mais conhecida como ameba commedora de cérebro. O caso é considerado raro.
De acordo com o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, a suspeita é de que a criança havia sido contaminada enquanto tomava banho. A contaminação ocorreu por meio da água de um reservatório que abastecia a residência da criança.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Era uma criança de um ano e três meses que iniciou [no hospital] com febre, sintomas muito parecido com a amidalite ou com uma virose que causa uma laringite ou faringite. A febre [da criança] era alta”, contou o secretário Antonio Silva Lima Neto ao Metrópoles.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Lima destacou que a criança, logo depois, apresentou quadro de vômitos e, com o passar dos dias, desenvolveu sintomatologia neurológica, com rigidez na nuca. A criança não resistiu e veio a óbbito, e, na necr0psia, foi identificada a presença da ameba.
A Vigilância Sanitária, em conjunto com outras vigilâncias, foi até a casa da vítima para investigar a origem da infecção, chegando à suspeita de que tenha ocorrido durante o banho. De acordo com o secretário, a ameba “gosta de água quente”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -