A Fórmula 1 apaixona milhões por todo mundo. A espetacularidade das corridas, a habilidade dos pilotos e a potência dos carros fazem vibrar muitos torcedores ao redor do planeta.
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A Fórmula 1 é a categoria rainha do automobilismo e uma vitória depende de diversos fatores. Não conta apenas que o piloto esteja em um bom dia. É preciso que os mecânicos, engenheiros e restante staff também estejam para que a máquina fique a brilhar em todos os sentidos.
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O que também tem enorme importância na decisão e desfecho de uma competição como o Mundial da Fórmula 1 são os traçados. E existem muitos circuitos icônicos, como por exemplo o Mônaco.
Entre o luxo e o empolgamento da cidade do Principado, todos os anos acontece aquela que é, para muitos, a prova mais impactante do 'circo' em Monte Carlo. E esse nunca sai do calendário porque "noblesse oblige". De resto, para os turistas o Mônaco está sempre entre as principais dicas de viagens.
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O GP de Mônaco é reconhecido pelo luxo da cidade, mas também pelos iates na marina onde muitos acompanham a prova e, claro, os convidados especiais.
O Mônaco está sempre no figurino do calendário, mas outros traçados icônicos não estão ou, simplesmente, nunca mais vão estar porque já foram demolidos.
Fique agora com 5 circuitos que deixam saudades na Fórmula 1.
Circuito do Estoril (Portugal)
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A viagem começa pelo país irmão e por razões bem lógicas. O circuito do Estoril, denominado oficialmente por Autódromo Fernanda Pires da Silva, em Cascais, apadrinhou a primeira grande vitória de nossa Ayrton Senna.
A 21 de abril, de 1985, a lenda brasileira venceu seu primeiro Grande Prêmio da Fórmula 1 com um Lotus-Renault. A decoração preta e dourada passou na frente de todo o mundo.
Construído no ano de 1972, o austríaco Niki Lauda conquistou por lá o tricampeonato. Também, em 1993, Alain Prost fechou o seu quarto título na competição naquele traçado.
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O Estoril ainda existe, tem uma extensão de 4.360 metros, mas nos últimos anos não tem recebido corridas da Fórmula 1.
Jacarepaguá (Brasil)
O Autódromo Internacional Nelson Piquet foi um dos mais acarinhados pelos torcedores brasileiros e também mundiais na Fórmula 1.
O circuito foi montado nas margens da Lagoa de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e rapidamente conquistou a preferência de muitos torcedores e pilotos.
O traçado já nem existe, uma vez que no ano de 2012 foi demolido para que fossem realizadas obras para os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.
O circuito tinha uma extensão de 5.031 metros e acolheu 10 GP do Brasil, com Alain Prost a vencer metade delas, nosso Nelson Piquet duas, tantas quantas o argentino Carlos Reutmann, sendo que o inglês Nigel Mansel venceu uma corrida.
Indianápolis (EUA)
Oficialmente denominado por Indianapolis Motor Speedway, o traçado foi batizado simplesmente por Indianápolis e esteve na primeira vez que a Fórmula 1 se realizou no já distante ano de 1950.
O seu traçado oval é muito emblemático e recebeu durante anos corridas da Fórmula 1.
Desde 2007 que Indianápolis não faz parte do calendário mundial da categoria rainha do automobilismo.
Nürburgring (Alemanha)
O traçado de Nürburgring é dos mais icônicos também para a modalidade e recebeu sua primeira corrida no ano de 1951. Ele fica no meio de uma floresta.
Nürburgring acolheu muitas vezes o Grande Prêmio da Alemanha, da Europa e chegou até a ser casa do Grande Prêmio do Luxemburgo.
Na versão mais curta do traçado existe uma extensão de 5.182 metros.
Desde o ano de 2013 que o circuito não entra no Mundial da Fórmula 1.
Jarama (Espanha)
Jarama é um circuito construído a norte de Madrid no ano de 1967 que tem uma pista com 3.404 metros de extensão.
Este traçado ainda existe, mas há vários anos que não entra no calendário mundial da Fórmula 1.
Entre os anos de 1968 e 1981, Jarama acolheu 9 Grandes Prêmios da Espanha de Fórmula 1.
Fórmula 1 arrasta multidões
A Fórmula 1 está carregada de momentos de glória ou de tristeza, como a morte de nosso Ayrton Senna, em Imola, na Itália, no ano de 1994. Esse foi um dos momentos mais tristes do cenário esportivo mundial.
Ainda hoje o falecimento de Ayrton Senna em uma altura em que tanto tinha ainda para conquistar continua gerando lágrimas e um aperto no coração do Brasil.
Porém, o show continua e a paixão que o Brasil tinha por Fórmula 1 continua intacta, servido até como prova de homenagem ao malogrado piloto brasileiro.
A cada final de semana em que acontece uma corrida são milhões pelo mundo, Brasil incluído, que acompanham a prova.
Alguns aproveitam até para arriscar palpites sobre vencedores ou competidores mais velozes com prognósticos nas casas de apostas.
A euforia que a Fórmula 1 gera levam também a que sejam muitos os torcedores que procuram informação sobre como apostar na Fórmula 1 junto de especialistas
Fórmula 1 movimenta milhões de fãs
A Fórmula 1 é um esporte onde muitos milhões são investidos pelas equipes e os pilotos também acabam por dar muito de si com viagens constantes para diferentes pontos do planeta.
As diferenças de temperatura e umidade e as condições dos traçados acabam por ter uma palavra a dizer na decisão do vencedor.
Ainda assim, a Fórmula 1 é um espetáculo mundial com muita popularidade no Brasil, onde muitos arriscam anualmente seus palpites sobre quem será o vencedor.
Coloque o cinto de segurança e viaje na festa dos carros mais rápidos do mundo esportivo!