Finanças
Como conseguir dinheiro emprestado e resolver seus problemas? Saiba
Existem algumas opções no mercado, como empréstimo consignado, cheque especial, empréstimo pessoal, entre outras, cada uma adequada ao perfil do usuário e, também, às suas possibilidades

Publicado em 28/10/2020 08:42

Foto/Reprodução


Precisa de dinheiro, mas não sabe como conseguir emprestado? Veja nosso guia! Dívidas altas, um problema de saúde inesperado, uma compra essencial. São muitas as situações em que a necessidade de dinheiro é imediata. Quem não tem uma reserva de emergência e precisa resolver os problemas rapidamente não tem outra solução: precisa pedir dinheiro emprestado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Existem algumas opções no mercado, como empréstimo consignado, cheque especial, empréstimo pessoal, entre outras, cada uma adequada ao perfil do usuário e, também, às suas possibilidades.

Confira como conseguir dinheiro emprestado e resolver seus problemas:

Empréstimo consignado

Quem precisa conseguir dinheiro emprestado não pode deixar de ver as opções de empréstimo consignado. Nesta modalidade o desconto da prestação é realizado diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário de quem contrata.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia Também:   Conheça 12 bancos que oferecem conta corrente digital e gratuita [sem taxas]

Por oferecer mais segurança para instituição credora, os juros cobrados são substancialmente mais baixos do que no caso do cheque especial ou cartão de crédito. No entanto, nem todos tem acesso a esta modalidade de empréstimo, como pessoas que trabalham como autônomos, por exemplo.

Empréstimo pessoal

Conseguir um empréstimo pessoal pode ser mais fácil do que um consignado, já que, no caso de correntistas da instituição financeira, é possível fazer o pedido até mesmo pelo Internet Banking da instituição. No entanto, as taxas são mais altas que no modelo consignado.

Nem todos são elegíveis a um empréstimo pessoal: quem tem o nome sujo, em geral, não consegue ter acesso, assim como pessoas com restrição de crédito.

Cheque especial

O único ponto positivo do cheque especial é a facilidade de acesso. Como está disponível na conta corrente, pode ser usado imediatamente. No entanto, as taxas de juro cobradas no cheque especial estão entre as mais altas do mercado. Resultado: quando você não consegue quitar o débito rapidamente pode pagar até mais do que o dobro do que pegou emprestado.

Só use este recurso para cobrir um pequeno rombo e devolva a quantia que pegou emprestada o mais rápido possível para não sofrer com os juros.

Rotativo do cartão de crédito

Assim como o cheque especial, o rotativo do cartão de crédito se destaca pela facilidade: caso tenha um limite de saque pré-aprovado, é possível sacar o dinheiro diretamente do caixa eletrônico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, os juros cobrados são altíssimos, superando os do empréstimo consignado e pessoal. Só vale a pena em emergências e deve ser pago assim que possível para não ter que arcar com juros altíssimos.

Como conseguir dinheiro emprestado com pessoas

Quem precisa de dinheiro para resolver seus problemas pode recorrer também a pessoas físicas. Pedir a ajuda a amigos ou familiares pode ser uma opção vantajosa principalmente pelo fato de não ter que pagar juros. No entanto, é preciso muita intimidade com a pessoa e até mesmo coragem para fazer o pedido.

Além de conhecidos, há pessoas físicas que oferecem a possibilidade de emprestar dinheiro mesmo a quem está com o nome sujo do mercado. São os chamados agiotas. Esta é a pior opção para quem precisa de dinheiro emprestado, já que, além de nada confiáveis, estas pessoas cobram juros altíssimos, podendo até mesmo superar os do cheque especial. Você aprendeu como conseguir dinheiro emprestado.

No entanto, use estas opções como última alternativa. Para uma vida financeira segura e tranquila, é importante se organizar financeiramente e se preparar para emergências. 

Fonte: Guia Bolso


COMPARTILHAR NO WHATSAPP