Do Uninefrom - Você sabia que alguns alimentos podem contribuir para cálculos renais, as incômodas pedras nos rins? Os cálculos renais (ou urolitíase) são formados quando os minerais presentes na urina são acumulados em quantidades acima do normal, facilitando sua cristalização e causando fortes dores na região do abdômen.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com o nefrologista da Uninefron Flávio Galindo, o consumo exagerado de alguns alimentos pode facilitar o acúmulo dessas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico, por exemplo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Veja, a seguir, seis alimentos que o nefrologista aponta como possíveis causadores das pedras nos rins, quando consumidos em excesso.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Oleaginosas – Sementes como nozes e amendoins são ricas em oxalato, uma das substâncias presentes nos cálculos renais, especialmente nos cálculos de oxalato de cálcio. Sendo assim, o ideal é evitar o consumo exagerado dessas oleaginosas, que são comumente ingeridas como petisco ou na realização de receitas. Outros alimentos que possuem alto teor de oxalato e devem ser consumidos sem exagero são o espinafre, a beterraba, a batata-doce e o chocolate.
Refrigerantes – Boa parte dos refrigerantes, especialmente os de sabor cola, tem em sua composição o ácido fosfórico, utilizado como acidulante nessas bebidas para realçar o paladar e conservar o líquido. O que muita gente não sabe é que essa substância tem a capacidade de prejudicar os rins, aumentando o risco de surgimento de cálculos renais.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Carnes – Alimentos ricos em proteína animal, sobretudo as carnes vermelhas, tendem a elevar a quantidade de sódio no organismo. Quando essa substância é acumulada em grande quantidade na urina, pode aumentar a excreção urinária de cálcio e oxalato, o que pode contribuir para a formação dos cálculos. Portanto, é preciso ingerir uma quantidade adequada para evitar excessos.
Frutos do mar – Assim como as carnes vermelhas, alimentos como camarão, lagosta, lula e caranguejo também são ricos em sódio, potencializando o risco de desenvolvimento dos cálculos. Por isso, o ideal é que esses produtos, bastante usados como substitutos para carne e frango, sejam introduzidos com moderação na dieta.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Alimentos processados – Alimentos embutidos, congelados e industrializados, salgadinhos, bolos e comidas de fast-food, como hambúrgueres e pizza, são ricos em fósforo, substância que pode causar uma sobrecarga renal; e, por serem bastante gordurosos e salgados, favorecem o surgimento dos cálculos. Além disso, essas guloseimas podem levar à obesidade, outro fator de risco para o surgimento de doenças renais, portanto devem ser ingeridas em ocasiões esporádicas, e não de maneira corriqueira.
Queijos – Os queijos amarelos são bastante ricos em gorduras, o que pode causar problemas em vários órgãos do corpo, inclusive nos rins. Em sua maioria, esses produtos também são bastante salgados e ricos em sódio, substância já citada anteriormente que gera riscos para a saúde renal. Em geral, os queijos brancos são uma opção mais saudável para a dieta.