Do g1 - Ela está presente no nosso dia a dia e é usado para limpar nossas louças. Mas, a esponja que usamos em casa pode acumular milhares de bactérias e interferir na saúde de quem a usa.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A Luciana Duque é proprietária de um restaurante e a louça a cumulada na cozinha é missão dela manter limpa após servir os clientes. E pra isso, ela usa a tradicional esponja de lã, segundo ela, o uso do utensilio dura pouco tempo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“Aqui, como a gente usa bastante, um dia ela dura, mas, quando a gente lava os pratos ela dá por dois dias, mas elas se desgasta muito rápido”, diz.
Quando a esponja não é higienizada de maneira correta é capaz de acumular milhares de bactérias, isso porque ela acumula muita umidade e geralmente quem utiliza, não limpa corretamente toda sua extremidade. O especialista, biólogo Vanderson Sousa, diz que o tempo de uso desse utensílio de limpeza é de no máximo dez dias.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
“Essa esponja aqui é de poliuretano – é uma espécie de plástico, ela é cheia de furinho, por mais que você faça limpeza, ela acumula resquício de comida e isso vai apodrecendo, além de ser úmido. Então, acumula muito fungos e bactérias”, orienta.
Ele diz ainda que os micro-organismos já estão naturalmente presentes no corpo e no ambiente, mas a quantidade excessiva deles pode ser perigosa. Segundo o biólogo, para manter a espoja bem higienizada, o ideal é, após o uso, mantela submersa a uma água sanitária. “Então, essa aqui é uma arminha de sujeira, é um cemitério de bactérias que a gente tem em casa”, alerta.
Uma das dicas de higienização é usar micro-ondas e emergir a esponja em água fervente. “Então, a gente vai fazer o seguinte, depois que a gente terminar de lavar, a gente vai umedecer a esponja, deixar ela totalmente úmida, envolve no papel toalha”, esclarece Sousa.
Outra dica é a limpeza com água quente mesmo, deixa a água fervendo, e depois que a água fervente.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -