Cá entre nós, ao menos alguma vez na vida você já se perguntou se pode ou não deixar o celular carregando por horas a fio, a noite toda, por exemplo?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Essa questão permeia a grande maioria dos usuários de smartphone, já que somos alimentados por aquela crença de que o “excesso de carga, vicia a bataria”.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Afinal, isso é verdade? Podemos deixar quanto tempo o aparelho na tomada? Depois dos 100% temos que desconecta-lo imediatamente?
Fomos atrás dessas respostas!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Este é o tempo máximo que um carregador de celular pode ficar na tomada:
Não há tempo limite. É isso mesmo que você entendeu. As chances de acontecer uma explosão ou um vício na sua bateria por deixar o aparelho na tomada por muito tempo, são muito remotas.
Vamos às explicações!
A primeira coisa a se entender é que seu celular não continua “carregando” depois que a carga fica completa, aos 100%.
Os modernos smartphones possuem a bateria de Íons de Lítio, essas, por sua vez, não correm o risco de ficarem “viciadas” como os dispositivos mais antigos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
As atuais baterias funcionam por meio de ciclos. O que pode acontecer de ruim é que, com o passar do tempo, elas diminuem a capacidade de armazenar carga.
Mas alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se perceba os primeiros efeitos de uma bateria moderna danificada.
Onde queremos chegar é que, quando a bateria atinge 100%, ela bloqueia o recebimento de energia.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Isso significa que não corremos o risco de uma explosão se mantermos o aparelho na tomada.
Por outro lado, manter o carregador ali na tomada pode resultar em um consumo maior da energia da sua casa.
No entanto, esse gasto extra é tão insignificante que não vale a pena se preocupar em ficar tirando o carregador da tomada toda hora.
A conclusão é: não há nenhum problema em deixar o seu celular na tomada mesmo depois da carga completa – a noite toda, por exemplo.
O único alerta fica para o uso de carregadores falsificados, similares ou piratas. Esses podem não ter condições ideais para manter a sua segurança.
Ah! E não se preocupe caso seu celular esquenta durante o carregamento, isso é esperado! Aliás, esse é um sinal de que a carga está chegando até o dispositivo.
Do Portal6