Florianópolis registrou uma sequência de raios em meio a tempestade da tarde desta sexta-feira (3). Foram tantos, que um deles saiu em tom de rosa no bairro Trindade, perto do Shopping Vila Romana.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A foto foi tirada pela engenheira eletricista Nadiesca Casarin, de 41 anos. Ela estava saindo do trabalho quando ouviu um estrondo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
"Foi um susto. Trabalho com gestão de energia, mas não esperava um flagrante elétrico tão de perto. Estava concentrada quando a chuva de raios começou e à medida que aumentavam parei para olhar. Mirei a câmera achando que teria que tentar muito, mas eram tantos raios que em poucos minutos consegui fazer o registro”, contou.
O raio rosa
Para entender a coloração, é preciso de uma explicação física. Os raios ficam rosa porque, ao atingirem a atmosfera, os gases de dióxido de enxofre se transformam em partículas de aerossóis ou sulfato, que interagem com a luz solar, dando uma cor de púrpura e laranja no céu. O fenômeno é comum tanto no nascer do dia quanto próximo ao pôr do sol.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
De acordo com o youtube “mundo da elétrica”, feito pelo instrutor de eletrotécnica Henrique Mattede, o raio elétrico, acompanhado de um trovão, pode apresentar diferentes características dependendo do clima do lugar em que é formado.