Saiba
'Lua de Sangue': Eclipse total da Lua acontece na madrugada de sexta-feira; saiba como acompanhar

Publicado em 13/03/2025 08:26 - Atualizado em 13/03/2025 08:26

Foto/Reproducao


Do g1 - Na madrugada do próximo dia 14, entre a noite desta quinta e a manhã de sexta, espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro eclipse total da Lua de 2025.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua estarão alinhados e a Lua passará na sombra da Terra (entenda mais abaixo).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O evento atingirá sua totalidade às 3h58 da manhã (horário de Brasília) da sexta-feira (14), quando a sombra da Terra cobrirá completamente a Lua, que ficará avermelhada devido à ausência de luz solar direta.

O fenômeno também deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente

Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".

"É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua", diz Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.

Por isso, na sexta-feira (14), espectadores do Brasil e do mundo terão a chance de ver o último fenômeno: o total

Horário de início e de pico

De acordo com plataformas especializadas, o eclipse parcial deverá ter início às 2h09 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 03h26 começará então eclipse total e a coloração da Lua ficará cada vez mais vermelha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O máximo do eclipse total será às 3h58.Nesse momento, a Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 4h31 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP