Do R7 - A eletrônica é a parte principal dos veículos há um bom tempo. Alertas, luzes e outros sinais mostram que algo não vai bem, enquanto o número de falhas mecânicas hoje em dia é mínimo. E um dos problemas mais comuns é o acendimento da luz de injeção eletrônica, um sinal laranja que pode surgir no painel. Por que isso ocorre? E por que devo me preocupar?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Muitos motoristas ignoram esse sinal, pois na maioria dos casos o veículo continua funcionando normalmente. Quando essa luz acende, o sistema de diagnóstico do carro registra um código de erro específico, que pode ser lido por um profissional por meio de um dispositivo de diagnóstico, e por isso levar o carro à oficina é o melhor a ser feito.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A luz de injeção acende indicando problemas no sistema de leitura do combustível. A injeção eletrônica faz a leitura do combustível (gasolina, etanol ou diesel), sua correta pressão, seu conteúdo antes da entrada no motor para o processo de queima e qualquer falha nesse processo pode levar ao acendimento dessa luz.
Veja as providências a serem tomadas neste caso
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Não entre em pânico: embora a luz da injeção eletrônica seja uma preocupação, é importante não entrar em pânico. Muitas vezes, a causa não é um problema grave, mas deve ser diagnosticada e corrigida de maneira correta.
Dirija com cautela: a menos que o carro esteja apresentando sérios sintomas de mau funcionamento, como perda de potência, barulhos estranhos ou vibrações, é geralmente seguro continuar dirigindo de forma moderada até chegar a um local seguro ou a uma oficina mecânica.
Verifique o combustível e a tampa do tanque: às vezes, a luz da injeção eletrônica pode acender devido a problemas simples, como a tampa do tanque de combustível mal rosqueada ou mal fechada. Verifique se a tampa do tanque de combustível está bem fechada e se o tipo de combustível correto está sendo utilizado. Veja também se o carro não está com o nível de combustível muito baixo. É comum que, neste caso, entre sujeira no sistema de admissão de combustível, levando a uma falha e ao acendimento da luz.
Desligue e ligue o motor: às vezes, a luz da injeção eletrônica pode acender por causa de leituras momentâneas dos sensores. Experimente desligar o motor e ligá-lo novamente para ver se a luz apaga. Se ela continuar acesa, é importante verificar corretamente.
Consulte o manual do proprietário: ele pode conter informações específicas sobre o significado da luz da injeção eletrônica e medidas de solução de problemas básicos.
Evite autodiagnóstico e reparos momentâneos: não tente resolver o problema por conta própria, a menos que você seja um mecânico qualificado com experiência em sistemas de injeção eletrônica.
Agende uma consulta com um mecânico: a melhor saída é procurar um mecânico de confiança ou uma oficina especializada. Será utilizado um scanner de diagnóstico para ler os códigos de erro registrados no sistema do carro e determinar a causa subjacente da luz acesa.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“A luz da injeção eletrônica é um indicador importante que os motoristas devem levar a sério. Quando o carro é levado a uma oficina ou a um profissional capacitado, é necessário conectar um scanner de diagnóstico ao carro, que permite ler os códigos de erro registrados pelo sistema e identificar a causa subjacente do problema”, diz Danilo Ribeiro, coordenador de treinamentos da DPaschoal.