
Foto/Reproducao
da CNN - Buriticupu é um município maranhense a 400 km da capital São Luís, onde a prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública nesta semana por causa do avanço de um problema que, há décadas, coloca em risco casas de moradores.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
São as voçorocas, que são grandes buracos no chão, alguns com até centenas de metros de extensão e dezenas de metros de profundidade, que surgem por causa da erosão provocada pela água das chuvas e estão avançando para dentro da cidade.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Em alguns pontos mais críticos, os buracos já avançaram mais de 20 metros em direção às moradias.
Um laudo técnico do Departamento de Engenharia municipal aponta que o problema da erosão está acelerando, principalmente no atual período de chuvas mais fortes e intensas
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Com o decreto, a prefeitura do município – que tem mais de 50 mil moradores – autoriza os processos de desapropriação das casas particulares que correm o risco de serem engolidas pelo avanço das fendas na terra.
Segundo a prefeitura, 1.200 pessoas e 250 moradias correm risco, por estarem situadas em áreas de encosta.
O decreto municipal prevê a troca das moradias atuais, por outras, situadas em áreas seguras, mas sem especificar quais. O texto determina que o processo de desmontagem e de reconstrução deverá ser apoiado pela comunidade.
A dispensa de licitação para os contratos relacionados à resolução do problema vale por seis meses.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira, se reuniu, neste mês, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, para tratar da liberação da ordem de serviços e contratações para início das obras emergenciais.