Curioso
O que acontece ao retirar o celular da tomada antes de carregar 100%? Descubra
Mito ou verdade: retirar o carregador de celular da tomada antes de completar 100% pode viciar a bateria? Veja na íntegra!

Publicado em 25/09/2022 09:08

Foto/Reprodução


Uma carga de 100% na bateria do celular pode não ser a prática mais recomendada, de acordo com especialistas. Acompanhe aqui o que há por trás do mito sobre a recarga de seu smartphone.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sabemos que o celular virou um item indispensável no dia a dia. Não desgrudamos dele sequer um minuto, e sempre estamos com ele próximo, mesmo que seja para utilizar no trabalho, ou até para interagir com os amigos e familiares. Chegamos a um ponto que nem carregando deixamos de usá-lo, mas o que será que acontece quando tiramos o aparelho do carregador antes da carga completa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A recomendação é a mesma para aparelhos modernos ou mais antigos. A maior preocupação é com a vida útil do celular, tendo em vista que as baterias podem acabar sendo danificadas quando são utilizadas de maneira incorreta.

Mas é correto carregar o celular até 100%? Em muitas situações, inclusive na correria do dia a dia, vem sendo cada vez mais difícil esperar a carga completa do celular. Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo. Talvez essa seja a melhor decisão para o seu smartphone.

Segundo alguns especialistas, essa pode ser uma boa escolha para a vida útil do aparelho, por mais incrível que possa parecer. Quando é realizada a carga completa, a tendência é que a bateria complete um ciclo inteiro. E muitas vezes pode não ser a melhor opção.

O que acontece é que muitas pessoas acreditam no mito de que se o celular não completar uma carga completa, a bateria pode acabar “viciando”, o que não passa de um mito. Isso porque a bateria dos smartphones de hoje em dia é fabricada com íons lítio, e tem sua vida útil separada em ciclos.

O tempo de duração da bateria conta a partir dos carregamentos totais, assim, correspondendo a um ciclo completo. Em aparelhos mais modernos, a bateria do celular pode ter um ciclo de até 400 cargas.

Assim, por essa razão, quando alguém tem acesso a um celular cada vez mais moderno, o ideal é que a bateria dele seja mantida sempre entre 20% e 80%. Sendo assim, não se deve aguardar a carga zerar, nem deixá-lo no carregador até sua carga se completar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do Capitalist


COMPARTILHAR NO WHATSAPP