Saiba
O que pode estar causando barulho no carro? Confira 10 possibilidades
Acompanhe nosso artigo e fique alerta a esse sinal, que tanto pode ser indicativo de algum problema mais simples quanto de situações mais sérias!

Publicado em 21/06/2022 16:58

Foto/Reprodução


Do Gringo.com - Barulho no carro, geralmente, é sinal de problema. Mas a verdade é que as causas podem ser muitas! Por isso, assim como um médico examina o paciente para compreender as origens de suas queixas, o mecânico estuda o carro e faz um diagnóstico. Somente sabendo a causa do problema é que é possível realizar alguma correção.

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Mas você também pode se informar e, assim, conhecer quais são os problemas mais comuns quando surge um barulho no carros. Aliás, é bastante importante que o dono do veículo entenda melhor o que tem em mãos para não ser facilmente enganado.

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Neste post, vamos mostrar algumas possíveis causas de barulho no carro. Acompanhe nosso artigo e fique alerta a esse sinal, que tanto pode ser indicativo de algum problema mais simples quanto de situações mais sérias!

O que pode causar barulho no carro?

Vale lembrar que os barulhos podem se manifestar de várias formas: barulho de água no carrobarulho quando aumenta a velocidadebarulho de ferro raspando quando acelerabarulho de rolamento quando acelerabarulho de grilo no carrobarulho no painel do carrobarulho no carro ao acelerarbarulho tipo assobio no motor e assim por diante.

Veja agora 10 possíveis motivos de um carro com barulho.

10 causas para barulho no carro

1. Falha nos amortecedores

Carro com ruídos estranhos pode ter a origem de seus problemas nos amortecedores. Sempre que os amortecedores necessitam ser reparados, acontecem trepidações no veículo, com ruídos semelhantes a ‘toc-toc’.

Esses sons costumam acontecer quando o carro passa por buracos ou quebra-molas. Também podem aparecer quando o motorista vira o carro para a esquerda ou para a direita.

2. Problemas no ar-condicionado

Se há barulho no painel do carro, quando você aciona o equipamento de ar-condicionado, há uma grande possibilidade de que o compressor esteja com algum problema.

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A causa pode ser gás em excesso no compressor, compressor sem torque, tubulação de gás em conflito com os outros elementos de compressão, entre outros. Neste caso, o melhor é procurar um especialista para avaliar.

3. Falta de água no radiador

Trata-se de um sério transtorno, considerando que a falta de água no radiador tende a causar problemas permanentes no motor.

Seja proativo! Confira regularmente o nível de água e fique de olho no termômetro que tem no painel, afinal, falta de água no radiador pode causar superaquecimento.

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Se escutar algum barulho de água no carro, como se fosse vazamento, confira o reservatório e certifique-se de que o volume não está diminuindo muito rápido.

4. Tensão da correia dentada

Agora, se é um barulho no motor, pode ser a correia dentada. Sons estranhos provindos do motor podem indicar que a correia dentada perdeu sua tensão.

A correia é confeccionada, em boa parte, de borracha. Dessa forma, os defeitos pioram a trepidação nas peças.

Ainda há outros indícios de que o coxim não se encontra em bom estado. Por exemplo, o motorista liga a partida e a alavanca se movimenta. Borrachas desgastadas e rompidas tendem a produzir som metálico (metal batendo em metal).

É um transtorno que requer atenção e cuidado. Ele pode gerar danos no cabeçote do motor e em outras peças, cujos reparos podem custar muito caro.

5. Indício de vazamento

Som de vazamento ocorre, muitas vezes, em situações em que o radiador do carro não tem água suficiente. A falta d’água deixa o motor aquecido. Por isso, mantenha atenção sobre o nível de água e sobre o termômetro que fica no painel do carro.

Se sons em forma de assobios são emitidos, isso pode significar vazamento de óleo. Para confirmar o vazamento, verifique o local em que o carro ficou e procure manchas de óleo.

6. Problemas na suspensão

E se as batidas forem secas, o que pode ser? As batidas secas quando o carro passa por lombadas indicam, geralmente, problemas na suspensão. Lembre-se de que a suspensão garante estabilidade ao veículo. Ela é importante tanto para a segurança quanto para o conforto.

O motivo pelo qual os componentes do veículo não se danificam com rapidez devido aos impactos com o solo é a suspensão, que absorve esses impactos.

Trata-se de um conjunto de peças: amortecedores, braços oscilantes, molas, pivôs e outras. O problema de suspensão, muitas vezes, está relacionado ao tipo de terreno que o veículo atravessa com mais frequência.

No perímetro urbano, por exemplo, o sistema sofre menos que nos terrenos irregulares fora da estrada ou em rodovias mal acabadas.

7. Problemas nos rolamentos

Carro roncando também requer cuidados. Quando nós roncamos, isso pode indicar algum problema respiratório. Mas e quando os carros roncam?

A causa geralmente está nos rolamentos das rodas, que são aços em esfera fixados entre dois anéis que ajudam no giro da roda.

A manutenção costuma ser feita com o auxílio de um macaco ou de um elevador, que permitem que a roda fique suspensa e livres para girar.

O rolamento não combina com umidade e com calor. Daí a necessidade de lubrificar. Problemas no rolamento também representam perigo para a segurança, comprometendo a direção do veículo.

8. Desalinhamento de pneus

Sons agudos nos pneus, o famoso “cantar” de pneus, se muito frequentes, podem estar associados à falta de alinhamento.

O correto é que o veículo mantenha as rodas paralelas umas às outras e perpendiculares ao chão. Assim, o motorista consegue controlar o veículo nas curvas.

O desalinhamento dos pneus não favorece a distribuição uniforme do atrito, ou seja, algumas partes dos pneus mantêm um contato maior com o chão, o que provoca o ruído. Outro sinal de desalinhamento é o volante puxando para um dos lados.

9. Desgaste nas pastilhas de freio

Quando o motorista pisa no freio e gira o volante, surgem ruídos estranhos, como algo raspando a roda, pode ser que as pastilhas estejam finas demais ou muito desgastadas, o que exige troca.

Recomenda-se que sejam substituídas a cada 30 mil quilômetros rodados. Se você acabou de substituí-las e os sons apareceram, pode ser que sejam muito duras ou de qualidade baixa. Além do barulho, elas reduzem a vida útil dos discos, gerando desgaste prematuro.

10. Falta de fluido na caixa de direção

Barulho no carro também pode ser ausência de óleo na caixa de direção. Nesse caso, os ruídos são como um assobio.

O ideal é trocar o óleo a cada 10 mil quilômetros percorridos. Se os sons surgirem antes desse período, fique atento, pois o óleo pode estar vazando.


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