Um ovo cozido explodiu enquanto uma mulher tomava café da manhã, na China. O caso aconteceu em Yancheng, na província de Jiangsu, leste da China, na manhã do último dia 3 de novembro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Vídeo do momento foi registrado pelas câmeras de segurança da casa e viralizou nas redes sociais.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na gravação, a mulher está sentada na mesa de jantar com uma tigela de sopa com o ovo dentro. Quando ela tenta cortá-lo, o ovo explode, espalhando sopa pela mesa. A mulher parece chocada com o ocorrido, mas logo pega um guardanapo para limpar o líquido que respingou nas suas mãos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Mais tarde, a mulher explicou que, enquanto se arrumava para ir ao trabalho, alguém de sua família esquentou o ovo cozido no micro-ondas. Por isso, ele explodiu quando ela tentou cortá-lo.
Não se deve esquentar um ovo já cozido no micro-ondas, já que a clara cozida funciona como uma “casca”. Ou seja, uma das partes irá esquentar mais e pode explodir ainda no micro-ondas ou quando for cortado, como aconteceu com a chinesa no vídeo.
Ovos já cozidos devem ser cortados antes de serem reaquecidos, para não ter esse risco.
Casos como o que aconteceu com a mulher não são raros. Conforme a pesquisa de Fernando Lang Silveira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS), esquentar o ovo em banho-maria é diferente de esquentar no micro-ondas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quando o ovo é aquecido em banho-maria, primeiro a clara é aquecida e depois a gema. E a temperatura das partes não ultrapassam 100 graus Celsius. Já no micro-ondas, a temperatura ultrapassa esse limite e a pressão cresce rapidamente dentro do alimento, fazendo-o explodir.
Confira o momento:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -