Curioso
Por que os aviões não possuem um sistema de paraquedas? Entenda

Publicado em 11/08/2024 18:24

Foto/Reproducao


do site Misterios do Mundo - Quando pensamos em segurança aérea, uma pergunta intrigante que surge é: por que os aviões não possuem um sistema de paraquedas para toda a aeronave? À primeira vista, a ideia de um enorme paraquedas capaz de suportar o peso de um avião inteiro parece uma solução ideal para emergências em pleno voo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, existem várias razões complexas pelas quais essa abordagem não é adotada na aviação comercial moderna. Vamos explorar em detalhes os desafios técnicos, as considerações práticas e as alternativas de segurança que tornam a implementação de um sistema de paraquedas para aviões uma proposta complicada e, em muitos casos, inviável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os desafios técnicos de um sistema de paraquedas para aviões

Um dos principais obstáculos para a implementação de um sistema de paraquedas em aviões comerciais é a magnitude dos desafios técnicos envolvidos. Os aviões de passageiros modernos são máquinas enormes e pesadas, com alguns modelos pesando mais de 300 toneladas quando totalmente carregados. Criar um paraquedas capaz de desacelerar com segurança uma massa tão grande é uma tarefa extremamente complexa.

O tamanho do paraquedas necessário seria colossal, possivelmente maior que o próprio avião. Isso apresentaria problemas significativos de armazenamento e implantação. Onde esse paraquedas gigante seria armazenado sem comprometer o espaço da cabine ou a carga útil do avião? Como garantir que ele se abra corretamente em altas velocidades e altitudes, sem se enroscar na estrutura da aeronave?

Além disso, as forças envolvidas na abertura de um paraquedas desse tamanho seriam enormes. A estrutura do avião teria que ser completamente redesenhada para suportar o estresse repentino causado pela desaceleração. Isso poderia resultar em um aumento significativo no peso da aeronave, comprometendo sua eficiência de combustível e desempenho geral.

Outro desafio técnico importante é a velocidade em que os aviões comerciais operam. A maioria dos voos comerciais ocorre a velocidades superiores a 800 km/h. Abrir um paraquedas nessas velocidades poderia causar danos catastróficos tanto ao paraquedas quanto à aeronave. Seria necessário desenvolver materiais e mecanismos de implantação completamente novos para lidar com essas condições extremas.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP