Confira
Por que recebemos ligações mudas que desligam sozinhas – e como evitá-las

Publicado em 24/02/2025 16:45 - Atualizado em 24/02/2025 16:45

Foto/Reproducao


Do g1 - Seu telefone toca, você atende, mas ninguém fala e a ligação cai. Essa situação, que pode ser bem incômoda, é mais comum do que parece. Mas você já parou para pensar por que isso acontece tanto?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse tipo de chamada é conhecido como "robocall" ("chamada de robô", em tradução livre). São ligações automatizadas realizadas em grande quantidade, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Empresas de telesserviços costumam utilizar números aleatórios para aumentar as chances de atendimento. 

  1. Minimizar o tempo ocioso de atendentes de call centers. Por esse motivo, o discador da empresa realiza várias ligações ao mesmo tempo e, quando uma pessoa atende, as demais são descartadas.
  2. Verificar quais telefones ainda estão ativos. Algumas empresas testam números para identificar quais são válidos e quais consumidores estão dispostos a atender, aprimorando sua lista de contatos.

Como evitar essas ligações 

A maneira mais eficaz de minimizar esse tipo de contato é se cadastrar na plataforma "Não Me Perturbe", da Anatel. O serviço é gratuito e permite bloquear chamadas de empresas específicas.

Segundo a agência, o prazo para efetivação do bloqueio é de até 30 dias a partir da data da solicitação. Veja abaixo como fazer: 

  1. Acesse naomeperturbe.com.br e crie uma conta;
  2. Em seguida, toque em "Novo bloqueio"e, no topo do site, coloque o número do seu telefone com DDD;
  3. Selecione as empresas de telecomunicações e financeiras das quais deseja bloquear chamadas (ou marque todas de uma vez);
  4. Toque em "Enviar". Antes de concluir, um SMS será enviado para validar sua solicitação;
  5. Após a confirmação, o site emitirá um "Comprovante de Solicitações de Bloqueio", que pode ser salvo ou impresso. O documento também será enviado para o e-mail cadastrado.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP