Saiba
Precisa lavar o frango? Por que você nunca deve fazer isso (nem na pia)

Publicado em 17/05/2024 18:43

Davi lava frango na pia no BBB 24. Reprodução/TV Globo


Da Galileu - Um dos erros de higiene mais comuns do brasileiro é lavar as carnes na hora de preparar a refeição. Enquanto cozinhava o almoço nesta sexta-feira (19), o participante Davi do Big Brother Brasil (BBB) 2024 cortou pedaços dofrango e os lavou na pia, uma ação que contribui para a proliferação de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

E esse está longe de ser um hábito apenas de Davi. Em um estudo da USP publicado em 2021, 46,3% dos 5 mil participantes afirmaram que lavam carnes na pia, ato que pode contaminar o local em que outros alimentos serão preparados. “Lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente, representando uma prática de risco”, alertou Uelinton Manoel Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da pesquisa, ao Jornal da USP.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 600 milhões de pessoas adoecem após ingerir alimentos contaminados e 420 mil morrem anualmente. São mais de 200 doenças que podem ser causadas devido abactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas presentes na comida, o que pode provocar diarreia e até câncer.

A OMS cita três dos patógenos alimentares mais comuns, responsáveis por sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal e diarreia: Salmonella, Campylobacter e Escherichia coli enterohemorrágica. No caso dos surtos por salmonelose, os alimentos envolvidos incluem ovos, aves e outros produtos de origem animal.

Já as transmissões de Campylobacter são causadas principalmente por leite cru, aves cruas ou mal cozidas e água potável, ao passo que a Escherichia coli está associada a leite não pasteurizado, carne mal cozida e frutas e vegetais frescos contaminados.

Como higienizar os alimentos

 

Os alimentos contaminados não necessariamente têm aspecto de estragados. Eles permanecem com cheiro, gosto e aparência normais, apesar de conterem bactérias prejudiciais à saúde que devem ser eliminadas.

Conforme recomendações do Ministério da Saúde, para eliminar a maior parte das contaminações de carnes, aves e peixes, estes devem ser cozidos em fogo alto a uma temperatura superior a 70ºC. Se estiverem congelados, devem ser totalmente descongelados antes da preparação. Além disso, na hora da compra, é importante verificar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, bem como a validade do produto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao contrário das carnes, verduras, legumes e frutas devem ser lavados com água corrente e gotas de água sanitária. E, ao cortar um alimento cru como o frango, deve-se lavar muito bem os utensílios antes de usá-los em outras comidas para evitar a contaminação cruzada.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP