do Meio News. Uma bomba acaba de explodir na vida dos amantes de refrigerantes, neles, existe um corante em vários produtos industrializados que acabou se tornando a “marca registrada” das bebidas carbonatadas, entre elas, os refrigerantes à base de cola.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O produto uzado para conferir, intensificar ou restaurar a cor dos alimentos é chamado de caramelo IV.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O que é o corante que dar cor?
É um corante artificial que é criado a partir de uma técnica industrial, que conta com processos químicos que deixam qualquer pessoas “de cabelo em pé”. Ele tem como finalidade, tornar o produto mais atrativo, mais chamativo, mais bonito para quem vai ingeri-lo. De forma resumida, é uma espécie de “maquiagem” no alimento. E os produtos que mais dependem desse corante são as famosas bebidas à base de cola. Aqueles refriregantes que recebem esse sobrenome
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
E uma curiosidade, caso não tenha o uso desse corante para deixá-lo com uma coloração escura, os refrigerantes seriam transparentes, e com isso, tirariam totalmente a identidade do produto.
Cuidado em tomar mais refrigerante do que água
São várias as preocupações sobre o consumo dessa substância e o principal é à presença do 4-Metilimidazol (4-MEI), composto que não é diretamente adicionado nos alimentos, mas é formado na queima dos compostos durante a fabricação do caramelo IV. Outra gravidade é que o 4-MEI tem sulfitos e amônia, que já se pode imaginar, representa um grande risco à saúde. Sendo considerado cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que diz a legislação sobre o corante?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O uso do caramelo IV é regulamentada pela portaria nº 540, considerada frágil em diversos aspectos. De início, pela indústria não precisar informar a quantidade de aditivos presentes no produtos: aparecem sempre no final da lista de ingredientes, não obedecendo os critérios de decrescimento de concentração. Existe uma legislação permissiva, já que o corante está presente em inúemros alimentos, fazendo com que a população faça alta ingestão dele.