Do Metropoles - Raríssimo e ameaçado de extinção, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) foi visto em na reserva particular de desenvolvimento sustentável de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) – Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia, no norte goiano.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O vídeo foi registrado pelas câmeras de monitoramento de fauna do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade, conduzido pela Reserva desde novembro de 2020 para o levantamento de espécies no território.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Esse é o primeiro registro da espécie no Legado Verdes do Cerrado e um dos poucos no Estado de Goiás. O vídeo foi feito em 2022 e divulgado após a análise das imagens.
Esperança
De acordo com Stephanie Simioni, bióloga do Onçafari, instituição parceira da Reservas Votorantim, gestora do Legado Verdes do Cerrado, o registro é um sopro de esperança, pois a espécie está classificada como “Em Perigo” de extinção no Cerrado, no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
“No Cerrado, esse animal pode ser extinto na natureza nos próximos 100 anos. Embora pareça distante, quando se fala na conservação de espécies é pouco tempo. As principais ameaças são o desmatamento e a diminuição das principais presas do cachorro-vinagre, como a cutia, também ameaçada pela perda de habitat”, explica a bióloga.
Veja o vídeo: