
Foto/Reprodução
Beber bastante água é uma dica de saúde que ninguém contesta. O líquido nos mantém hidratados, promove o bom funcionamento do corpo, auxilia no transporte de oxigênio e ajuda órgãos e articulações a cumprirem suas funções de maneira melhor.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No entanto, há algumas dicas preciosas sobre o consumo do líquido. Especialistas ensinam que é importante dosar a quantidade e também os momentos no qual a água é ingerida – o excesso, por exemplo, pode prejudicar o funcionamento do aparelho urinário. Confira algumas dicas sobre o assunto:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
1. Beber água em excesso
Muitos acreditam que quanto mais água se bebe, melhor. No entanto, a ingestão requer mais atividade da bexiga, o que pode não ser tão benéfico assim.
Em entrevista ao The Sun, o obstetra e ginecologista Stergios Stelios Doumouchtsis afirmou que, além de sobrecarregar a bexiga, beber água demais pode causar hiponatremia – ocorre quando os níveis de sódio no sangue caem perigosamente, causando náuseas, dores de cabeça, confusão mental, convulsões e até coma.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
De acordo com Doumouchtsis, o ideal é tomar um volume total entre 1,5 e dois litros por dia.
2. Beber muita água antes de dormir
Tomar muita água antes de dormir atrapalha o sono, pois você terá que acordar para esvaziar a bexiga. As consequências de uma noite ruim são bem conhecidas: mal humor, irritação e dificuldade para se concentrar.
Quando noites assim se repetem, há vários prejuízos para o corpo, entre eles maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão.
A recomendação dos especialistas é diminuir a ingestão de líquidos cerca de três horas antes de dormir.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
3. Não beber água ao consumir bebidas alcóolicas
Após uma noite de muitos drinques, não adianta beber água somente no dia seguinte. É importante acrescentar água entre as bebidas alcóolicas, para evitar a ressaca e também problemas cardíacos.
Segundo a cardiologista Suzanne Steinbaum, consumir muito álcool ou beber diariamente pode levar à fibrilação atrial – um tipo de arritmia cardíaca.
“Se sua frequência cardíaca aumenta depois de beber, é mais provável que seja devido à desidratação. Para ajudar a combater isso, certifique-se de se manter adequadamente hidratado ao consumir álcool”, afirmou Steinbaum ao portal Well and Good.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
4. Esquecer de beber água ao acordar
Começar o dia com um grande copo de água é indispensável para acordar o corpo e seus órgãos.
Os nutricionistas recomendam o hábito para combater o inchaço, ganhar mais energia e diminuir o apetite.
5. Não beber água quando está cansado
Se você está se sentindo cansado e com a cabeça confusa durante o dia, experimente tomar um copo de água para recuperar a energia. Cerca de 80% do seu cérebro é formado por água, então se manter hidratado é uma boa maneira para deixá-lo azeitado.
“Se você está desidratado, suas reações podem ser mais lentas. Isso pode deixá-lo mais confuso do que o normal e afetar sua concentração. É melhor ter sempre um copo de água à sua frente e ir bebendo ao longo do dia para permanecer afiado”, explicou o médico Martin Kinsella, especialista em envelhecimento com qualidade ao The Sun.
Do Metropoles