
Foto/Reprodução
Do Noticias ao Minuto - Um estudo da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, sugere que o consumo de sal pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. O estudo, publicado no jornal acadêmico Mayo Clinic Proceedings, mostrou que o sal pode levar à obesidade e à inflamação, que são fatores de risco para a doença.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A pesquisa analisou dados de 402.982 pessoas do UK Biobank. Durante uma média de 11,9 anos de acompanhamento, foram registrados 13.120 casos de diabetes tipo 2.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
As pessoas que usavam sal nas refeições "às vezes", "geralmente" ou "sempre" apresentaram um risco 13%, 20% e 39% maior de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que nunca ou raramente usavam o ingrediente.
O consumo frequente de sal foi associado a um índice de massa corporal (IMC) e uma relação cintura-quadril superiores, o que sugere que o sal pode levar ao consumo de maiores porções nas refeições.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, que pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas, derrame e cegueira.
Recomendações para reduzir o consumo de sal
Para reduzir o consumo de sal, é importante:
Ler os rótulos dos alimentos e escolher produtos com baixo teor de sal;
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Evitar adicionar sal às refeições;
Utilizar ervas e especiarias para temperar os alimentos;
Lavar os alimentos em água corrente antes de cozinhá-los;
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Evitar alimentos processados e industrializados.