Saiba
Fique atento a 5 sintomas de que você está com pedra na vesícula e nem desconfia
Cerca de 50 a 70% dos pacientes convivem com o problema sem manifestar qualquer tipo de desconforto. Por isso, é comum que o problema seja diagnosticado

Publicado em 15/07/2023 06:50

Foto/Hepatogastro


Da Clinica Hepatogastro -   A colelitíase ou pedra na vesícula é um problema que, muitas vezes, pode não provoca sintomas. Ainda assim, alguns sinais podem indicar que a condição precisa ser tratada o quanto antes. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nesse artigo falaremos sobre os principais sintomas de pedras na vesícula, para que você possa monitorar a sua saúde e buscar ajuda médica quando necessário. Continue nos acompanhando!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cerca de 50 a 70% dos pacientes convivem com o problema sem manifestar qualquer tipo de desconforto. Por isso, é comum que o problema seja diagnosticado acidentalmente. Mesmo assim, a colelitíase desencadeia sintomas que ajudam a identificá-lo. Muitas vezes, o primeiro sintoma pode ser uma complicação potencialmente grave, como colecistite ou pancreatite.

Quando surgem sinais, os mesmos são bastante incômodos, uma vez que a vesícula não consegue exercer suas funções e os canais biliares podem ser obstruídos pelas pedras.

Quais os principais sintomas de pedra na vesícula? 

Conforme dissemos, alguns sintomas podem aparecer e indicar a presença de pedra na vesícula. A seguir, vamos destacar os cinco principais para que você tenha conhecimento.

1 - Dor abdominal

Inicialmente, esse sintoma pode ser leve e inespecífico, localizado principalmente na região do epigastro e facilmente confundida com sintomas de gastrite ou refluxo. 

No entanto, a dor abdominal tende a ser intensa, aparecendo de repente e chegando a irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas.

Também é caracterizada como cólica biliar, surgindo após as refeições. Isso acontece, em especial, quando o paciente ingere alimentos muito gordurosos, pois é necessário um trabalho mais intenso da vesícula para liberação da bile. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim, as pedras atrapalham o funcionamento do órgão, que vai forçar a eliminação da bile e encontrar a resistência dos cálculos, provocando, então, a dor. 

2 -  Náuseas e vômito

As crises de cólica biliar podem ser acompanhadas de náuseas e vômito. Essas reações acontecem porque as pedras na vesícula provocam desequilíbrios no processo de digestão, causando desconfortos abdominais e a sensação de indigestão.

Além disso, a obstrução do ducto biliar, que impede a liberação da bile, pode ocasionar os sintomas referidos. Isso vai acontecer, também, devido à dificuldade na digestão dos alimentos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3 - Sensação de estufamento

Como explicamos, as pedras na vesícula dificultam a liberação da bile, levando a atrasos na digestão dos alimentos. Com isso, o indivíduo também pode se sentir estufado, com uma saciedade prolongada e com a impressão de acúmulo de gases, justamente por dificuldade em digerir os lipídios e outros alimentos.

4 - Azia 

A pirose, popularmente conhecida como azia ou queimação, é um sintoma que pode indicar muitos problemas do trato digestivo, inclusive a presença de pedras na vesícula. É mais uma manifestação decorrente dos desequilíbrios do processo de digestão, que causam lentidão nessa função orgânica.

5 -  Falta de apetite

Por conta de todos esses desconfortos, as pedras na vesícula podem interferir no apetite do indivíduo. A recusa pelos alimentos é natural, uma vez que não existem apenas alterações na digestão, como também os impactos psicológicos provocados pelos sintomas. Afinal, o indivíduo sabe que, ao se alimentar, poderá ter os desconfortos mais uma vez.

Vale ressaltar ainda que, em quadros mais graves de pedra na vesícula, pode haver febre, sinalizando o processo inflamatório, que geralmente se manifesta em função da colecistite aguda, principalmente quando a dor persiste por mais de 6 ou 8 horas. 

Ao perceber qualquer um desses sintomas de desconforto, é muito importante procurar um médico para que o quadro não evolua.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP