Do G1 - Hábitos só costumam ser repensados quando surge um sinal de que algo não vai bem. Prolongar indefinidamente as visitas ao banheiro é um costume que se encaixa neste padrão. Dor, sangramento ou incômodo, quando aparecem, são sintomas comuns das hemorroidas, um problema que pode ter relação com um padrão comportamental.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com Hélio Antônio Silva, coloproctologista titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, o modo como a evacuação acontece é a razão pela qual surgem a maioria das doenças na região.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Passar muito tempo sentado fazendo esforço, segurar quando a vontade vem e se limpar esfregando excessivamente o papel higiênico são os principais fatores de risco.
A proctologista Thaís Takahashi ressalta que os sintomas das hemorroidas são muito diversos, mas as pessoas tendem a procurar um médico com rapidez por se tratar de uma região muito sensível.
Sensação de peso na região e inchaço após ir ao banheiro, embora menos evidentes, também são sinais do problema.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Além do uso inadequado do papel higiênico, também são fatores de risco:
- levar o celular ao banheiro e passar mais de cinco minutos sentado;
- fazer muita força para evacuar;
- segurar a vontade de ir ao banheiro por muito tempo;
- fazer musculação com altas cargas.
Importante: sangramento na região anal também pode ser um dos sintomas de câncer de intestino e um médico sempre deve ser consultado.
O que são hemorroidas?
As hemorroidas são vasos internos, como "almofadinhas", que se enchem de sangue quando há pressão na região. Nos casos em que o reto está sensibilizado, ocorre um sangramento ao fazer força.
Uma pessoa mais sensível desenvolve hemorroidas com gatilhos mais sutis, mas os hábitos de vida atuais favorecem o surgimento delas, uma vez que ficar sentado por longos períodos tentando evacuar faz parte da rotina de muitas pessoas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -