Brasil
Jovem de apenas 23 anos morre engasgado com pedaço de carne e caso serve de alerta

Publicado em 28/05/2024 07:02

Foto/Reproducao


do G1 - Um jovem de 23 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne na tarde de quarta-feira (24) em Taió, cidade no Vale do Itajaí em Santa Cararina. A vítima foi identificada como Claudio Pimenta Junior.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu), ele estava no serviço quando se engasgou. O jovem era casado e a primeira filha do casal nasceu no mês passado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Populares chegaram a tentar ajudá-lo, mas ele morreu antes de ser levado a uma unidade de saúde. A vítima atuava em uma empresa terceirizada pelo governo do Estado que faz a recuperação e elevação da SC-350.

Fisioterapeuta morto em SC 

No começo do ano, um fisioterapeuta de 26 anos morreu após se engasgar com um pedaço de carne em Maracajá, no Sul de Santa Catarina. A vítima estava em uma confraternização com amigos próximos na noite de réveillon.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura informou que Gustavo Prudêncio Pedro, como foi identificado, era filho de um funcionário público do município.

Gustavo atuava como fisioterapeuta em um hospital de Criciúma — Foto: Redes sociais/ Reproução
Gustavo atuava como fisioterapeuta em um hospital de Criciúma — Foto: Redes sociais/ Reproução 

Mortes por engasgo no Brasil 

Em 2023, pelo menos 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. As maiores vítimas eram bebês, de 0 a 4 anos, ou idosos, acima de 65 anos.

As ocorrências foram registradas em diferentes partes do país e acontecem quando há um desvio de caminho de algum alimento ou bebida no corpo. Ao invés de ir para o esôfago, o item ingerido vai para a via aérea: traqueia, laringe, traqueia e pulmões.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Manobra de Heimlich

 

Existe uma técnica que, se aplicada durante os primeiros sinais de asfixia, pode salvar a vidas. É a manobra de Heimlich. Simas explicou o passo a passo.

A pessoa vai se posicionar atrás de quem está engasgado. Depois, vai colocar um punho fechado quatro dedos acima do umbigo dela. Em seguida, trazer a outra mão para realizar pressão, cinco vezes em relação à cabeça da vítima. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se a pessoa engasgada estiver sozinha, a técnica é parecida. Quatro dedos acima do umbigo, punho fechado, sob sua outra mão, jogando nosso peso do nosso corpo sobre um anteparo até a expulsão do alimento ou líquido.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP