Do Blog da Porto Seguro - Passar o réveillon em meio à natureza é a forma preferida de muitos brasileiros receberem o ano novo. Mas a combinação entre celebrar a chegada de 2023 e aproveitar belas paisagens pode sair cara. Por isso, a Porto Seguro preparou uma lista com 10 opções de lugares paradisíacos e baratos para quem quer comemorar a virada sem gastar muito.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Tem destinos com praias, cachoeiras e até montanhas, com diversos deles marcando presença nas listas de lugares mais bonitos do Brasil. Então vem com a gente escolher onde passar o réveillon de 2022 e já vai preparando as malas para esse momento inesquecível!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
1 – Ilha Grande (Rio de Janeiro)
Claro que tínhamos que abrir essa lista com praia! Localizada no estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é uma opção mais barata, porém igualmente encantadora, que Angra dos Reis. Muito procurada pelos cariocas nos finais de semana e feriados, a praia é conhecida por suas águas cristalinas e paisagem bem preservada, que se mistura à vastidão da Mata Atlântica, sendo ideal para quem gosta de fazer passeios de barco pela região.
2 – Domingos Martins (Espírito Santo)
Para quem busca a tranquilidade das montanhas, Domingos Martins, no Espírito Santo, é a opção perfeita. Cercada por cachoeiras, florestas e formações rochosas, a região tem um clima ameno que vai agradar quem gosta de um friozinho. Além disso, é possível conhecer um pouco das culturas italiana e alemã, que têm forte influência no local, tanto na gastronomia, quanto na arquitetura. Por ser uma cidade de pequeno porte, é possível aproveitar para conhecer outros distritos vizinhos, como Pedra Azul, Castelo e Matilde.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
3 – Chapada dos Veadeiros (Goiás)
A Chapada dos Veadeiros é considerada um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Cercada pelo cerrado, a chapada abriga muitas cachoeiras de água cristalina e paisagens bucólicas. A região é formada por várias cidades pequenas, sendo uma ótima escolha para quem gosta de conhecer diversos cenários. E a melhor parte é que é possível se locomover de uma cidade à outra de carro, fazendo a famosa “roadtrip“. Além disso, existem diversas trilhas que dão acesso às cachoeiras e são de tirar o fôlego.
4 – Ipojuca (Pernambuco)
Ipojuca tem não só uma, mas três praias que sempre aparecem nas listas de praias mais bonitas do Brasil: Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe. Com uma viagem de carro de menos de uma hora, também é possível chegar a outro destino procuradíssimo pelos turistas: a Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Para quem ama banho de mar não dá para ficar melhor que isso. É o destino ideal para celebrar a chegada de 2023 com a energia renovada!
5 – São Miguel dos Milagres (Alagoas)
Com o apelido de Caribe Brasileiro, São Miguel dos Milagres faz jus ao nome, atraindo turistas e locais que gostam de sossego. A cidade faz parte da Costa dos Corais de Alagoas e, por isso, tem muitas piscinas naturais que surgem nos períodos de maré baixa. Ao todo, são cinco praias de águas mornas e cristalinas, que fazem parte da Rota Ecológica. Isso faz com que a região não seja muito explorada pelo turismo e preserve o clima interiorano.
6 – Jalapão (Tocantins)
Localizado ao leste do estado de Tocantins, o Jalapão é o lugar ideal para quem quer ficar imerso na natureza e se desconectar da tecnologia. Isso porque, por ficar em uma área isolada, o sinal do celular e o acesso a internet não costumam funcionar direito. Mas não ache que isso prejudica a experiência. Pelo contrário! É a oportunidade perfeita para desestressar em algumas das atrações naturais mais exuberantes do país. Lá, você encontra de tudo: cachoeiras, poços, dunas, fervedouros e até cânions, o que faz do Jalapão um lugar com as paisagens mais inusitadas do Brasil.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
7 – Capitólio (Minas Gerais)
O Capitólio é o destino ideal para quem gosta de natureza, mas não quer abrir mão da badalação. Durante o dia, o programa preferido dos turistas é se banhar nas águas do Lago de Furnas, também conhecido como o “Mar de Minas”. A formação é um conjunto de imensos lagos artificiais que formam o maior espelho d’água do mundo. Suas águas têm um tom de verde-esmeralda bem característico, mas essa não é a única maravilha do local. Além dos lagos, é possível explorar cachoeiras, cânions e cavernas. Já à noite, as festas garantem o agito para quem receber o ano novo com animação.
8 – Alter do Chão (Pará)
Alter do Chão foi eleita pelo jornal The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil, ficando, inclusive, à frente de paraísos como Fernando de Noronha. E não é para menos: além de ter uma paisagem espetacular, ela é uma das poucas praias de água doce do país. Isso porque a vila é regada pelos rios Tapajós e Arapiuns, além de estar cercada pela Floresta Amazônica. A região também é conhecida pela culinária, repleta de peixes paraenses, e pelo ritmo local, o carimbó.
9 – Barra Grande (Bahia)
Uma alternativa para o Réveillon de Trancoso, Barra Grande ainda preserva a tranquilidade de um destino menos turístico em boa parte do ano. Com belas piscinas naturais e uma pequena vila, a praia é um dos melhores destinos na Península de Maraú, na Bahia. Ela também é o ponto de chegada para quem deseja explorar outras praias próximas à região, como Taipu de Fora. Outras localizações que merecem destaque são a Ponta do Mutá, conhecida pelo pôr do sol inesquecível, e a Praia de Algodões, considerada um paraíso escondido e quase desabitado.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
10 – Ilhabela (São Paulo)
Fechando a lista com uma praia que traz “bela” no nome. Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é, na verdade, um arquipélago com mais de 30 praias cercadas pela Mata Atlântica. É um dos destinos mais procurados, não só pelos locais, como também por turistas de todo o Brasil. Mas, mesmo assim, consegue manter o seu preço acessível. Com uma paisagem acidentada que é característica da região, Ilhabela também tem muitas cachoeiras incríveis para quem deseja ficar em contato com a natureza, mas pertinho da capital paulista.