Sabemos que o cartão de crédito pode ser um grande aliado no nosso dia a dia, com os benefícios e acúmulo de pontos, milhas ou cashback, mas também temos consciência de que se ele for mal usado, pode se tornar uma grande dor de cabeça!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Isso porque ao não pagar integralmente o valor da fatura, você pode cair nos juros rotativos, que assustam muita gente – e com razão!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Pensando em amenizar esse risco, o Banco Central do Brasil anunciou importantes mudanças no uso do cartão, incluindo um limite para a cobrança do rotativo e também a possibilidade de pedir a portabilidade desse tipo de dívida.
A primeira alteração a entrar em vigor será o limite de 100% na cobrança de juros no rotativo do cartão de crédito. Atualmente, essa taxa é, em média, superior a 440% ao ano!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
A partir do dia 1º de janeiro de 2024, a cobrança não poderá ser maior do que o valor original da dívida (o que, convenhamos, ainda é bem alto).
Caso o cliente tenha deixado R$ 100 sem pagar da fatura original, o valor máximo dessa dívida será de R$ 200, incluindo tarifas e encargos.
Mas atenção! O cálculo não inclui o IOF e vale somente para contratações a partir de 2024. Ou seja, caso já haja uma dívida em aberto com o cartão de crédito, o valor poderá, sim, superar o original no ano que vem, por não se encaixar na nova regra.
Além disso, no segundo semestre, entra em vigor a possibilidade de pedir a portabilidade do crédito rotativo. A partir do dia 1º de julho de 2024, os bancos serão obrigados a oferecer esse tipo de serviço para os clientes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Funciona mais ou menos assim:
- O cliente tem uma dívida em aberto no juros rotativo do cartão com o banco A;
- Ele entra em contato com o banco B, que oferece melhores condições (juros menor e mais prazo, por exemplo) para o pagamento;
- O cliente deve apresentar a proposta ao banco A, que pode ou não oferecer uma contraproposta, de acordo com as regras;
- O cliente decide em qual instituição quer manter a dívida para honrar com o pagamento;
- Caso opte pela portabilidade, o processo deverá ser feito de forma gratuita.
A adoção desse novo sistema foi divulgada na conta oficial do Banco Central no X (antigo Twitter).
Todas as alterações foram devidamente aprovadas pelo BC e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para ler a resolução completa, clique aqui.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Saiba mais detalhes sobre a portabilidade do juros rotativo clicando aqui.
Faturas também passarão por mudanças
Outra mudança importante envolve as faturas dos cartões, que precisarão contar com informações mais claras e detalhadas também a partir do dia 01/07/24, com destaque aos principais pontos, como data de vencimento, juros cobrado em caso de não pagamento integral e o limite total de crédito.
Além disso, os bancos deverão comunicar os clientes com antecedência sobre o início de cobrança de anuidade (caso tenha alguma oferta de isenção ativa), a data de vencimento da fatura, as eventuais consequências do não pagamento integral, entre outras informações.
*Com informações do portal G1. ( Via Melhores Cartoes)