Do NDMais - Juros do rotativo do cartão de crédito em julho atingiram 445,7% ao ano, aprenda a usar essa modalidade de pagamento a seu favor para não transformar a facilidade em pesadelo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Caso você já tenha atingido a capacidade de suprir as suas necessidades básicas (comida, saúde e moradia), o que te falta não é dinheiro e sim, gestão. Falamos aqui em outros momentos sobre o óbvio (gastar menos do que recebe), não ser tão óbvio assim quando o assunto é dinheiro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Sei bem que esse tema é desafiador e por muitas vezes preferimos deixar para depois aprendermos a gerir nossas finanças justamente por nos sentirmos desanimados com os resultados que nem sempre chegam na velocidade esperada. No entanto, não nos damos conta de que, assim como para a saúde, postergar o diagnóstico e “tratamento” correto causará ainda mais problemas do que soluções.
Muitas vezes a solução “fácil” passa por parcelar a fatura do cartão de crédito, ou até mesmo pagar o mínimo, o que chamamos de crédito ROTATIVO. Considerando que, o percentual anual de juros cobrado nesta modalidade chegou a 445,7% ao ano, não resolve muito aprender a investir buscando rentabilidades de 14% ao ano concordam?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Por saber que 52% da população brasileira possui dois ou três cartões de crédito, deixarei aqui 3 alternativas mais acessíveis de crédito para que você evite ao máximo utilizar o rotativo do cartão de crédito que possui a taxa de juros mais alta do mercado financeiro atual (Fonte: Franq Open Finance). Clique aqui e saiba como contratar e garantir o meu atendimento exclusivo.
Vamos às alternativas para te ajudar com o cartão de crédito?
1 — Antecipação do Saque-Aniversário FGTS:
Todos os trabalhadores com contrato formal regido pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) possuem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cada trabalhador possui uma conta vinculada ao contrato de trabalho, onde o empregador deposita mensalmente 8% do salário bruto. Essa quantia só pode ser retirada em casos específicos, como demissão sem justa causa, compra de imóvel e Saque-Aniversário.
A Antecipação do Saque-Aniversário FGTS é uma modalidade de empréstimo que permite ao trabalhador antecipar de uma só vez as parcelas que receberia anualmente no mês do aniversário. A vantagem dessa modalidade de crédito é que ela possui uma das menores taxas de juros disponíveis no mercado, em torno de 2% ao mês. Além dos juros baixos, esse tipo de empréstimo possui a liberação do crédito rápido, na maioria das vezes em até 24 horas após a solicitação.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Outra vantagem da Antecipação é que a quantia será retirada direto da conta FGTS e não possui uma prestação mensal, sem comprometer a renda do trabalhador e sem causar impacto no orçamento.
Atenção: Em caso de demissão durante a vigência do contrato de empréstimo por antecipação, o trabalhador não poderá sacar o valor do FGTS e receberá apenas a multa rescisória. Após o fim da operação será possível solicitar o retorno à modalidade Saque-Rescisão, no entanto, a mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.
2 — Empréstimo Consignado:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Esta é outra modalidade de crédito que pode ser utilizada para pagar dívidas e evitar os juros do cartão de crédito. Nesse tipo de empréstimo, o valor das parcelas é descontado direto da folha de pagamento do trabalhador ou do benefício INSS de aposentados e pensionistas.
Neste caso, há dois tipos de Crédito Consignado:
- Privado: para trabalhadores de empresas privadas, em regime CLT;
- Público: para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.
As taxas de juros também variam para cada segmento, mas são muito baixas em comparação com o rotativo do cartão de crédito. Como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, os bancos se sentem mais seguros para oferecer juros menores e facilitam o processo de contratação do empréstimo.
Os servidores públicos possuem maior estabilidade e, por isso, o Consignado Público oferece taxas de juros menores, que giram em torno de 1,8% ao mês. Já o Consignado Privado pode ser encontrado por taxas de até 5,5% ao mês. Os valores são muito abaixo do que os juros aplicados no rotativo do cartão de crédito.
Ao optar por essa modalidade de crédito, é importante ficar atento às demais taxas que estão incluídas na operação de Crédito Consignado. Alguns bancos aplicam cobranças extras, como taxa de cadastro, taxa de abertura de crédito e seguros. Além disso, o cliente deve sempre verificar sua folha de pagamento e conferir se os descontos aplicados estão corretos. Nenhum desconto pode ser realizado sem autorização.
3 _ Empréstimo com garantia de Automóvel (Auto Equity):
Essa modalidade é indicada para pessoas que possuem dívidas mais altas e precisam de uma quantia maior de recursos. Se trata de uma modalidade de crédito no qual o cliente oferece um veículo como garantia de pagamento do empréstimo com acesso a taxas de juros menores, entre 1,8% e 3% ao mês, e melhores condições de prazo para pagamento da dívida.
Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é que algumas instituições financeiras aceitam veículos de terceiros, ou seja, você não precisa necessariamente possuir um veículo no seu nome e pode usar o automóvel de algum parente para conseguir o crédito.
A maioria das instituições financeiras disponibiliza até 80% do valor do veículo para o empréstimo.
Essa modalidade de crédito está disponível tanto para Pessoas Físicas, quanto para Pessoas Jurídicas. No caso de Pessoas Físicas, há um limite de até 75 anos para quitar o empréstimo, ou seja, o cliente precisa ter no máximo essa idade até o final das prestações.
Lembre-se: mais do que tomar crédito, pesquise as melhores opções e taxas. Porém, não deixe de organizar e gerenciar o seu dinheiro para sair das dívidas e se torne investidor, garantindo um futuro sustentável e próspero.