
Foto/Reproducao
Do UOL - A partir de amanhã, fica disponível o 'Crédito do Trabalhador', empréstimo para trabalhadores contratados pelo regime CLT que tem como garantia parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O que aconteceu
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Empréstimo será pedido apenas por meio do aplicativo CTPS Digital. É o mesmo da Carteira de Trabalho que muita gente já tem instalado. O trabalhador poderá requerer a proposta de crédito nas instituições privadas cadastradas, o que inclui todos os grandes bancos, pelo aplicativo.
Será uma espécie de "leilão", em que você bate o martelo. Os bancos vão oferecer propostas com as taxas que forem convenientes às instituições, mas é o trabalhador que vai escolher com qual qual vai seguir com o empréstimo. Previsão é que a modalidade reduza a taxa de juros em até 52%
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Crédito do Trabalhador só estará disponível para quem tiver um emprego CLT. Isso também inclui aqueles que são contratados por um MEI (Microempreendedor individual).
Por enquanto, não será possível pedir o empréstimo fora do aplicativo CTPS Digital. O Crédito do Trabalhador é exclusivo por meio do app CTPS Digital. A previsão é que a liberação pelos canais eletrônicos dos bancos esteja disponível a partir de 25 de abril…
Assim que for manifestado o desejo, as ofertas chegam em até 24 horas, segundo o Ministério do Trabalho. Para isso, o profissional autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa. Assim que você escolhe a opção, haverá um método para você entrar em contato com o banco e acertar o empréstimo
Pagamento ocorre mensalmente pelo eSocial, até o limite de 35% do salário. Segundo o governo, isso permite que as taxas de juros sejam inferiores às praticadas atualmente no consignado por convênio. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -