Do Terra - Pedro Delforge, de 26 anos, foi um dos felizardos que conseguiu um bom valor nos saques de "dinheiro esquecido" em instituições financeiras por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. Ele tinha R$ 3 mil para receber.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os saques começaram nesta terça-feira, 7. Nas redes sociais, muitos beneficiários relataram decepção com a demora da fila virtual e dos baixos valores, gerando memes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
"Eu entrei no sistema de valores a receber achando que teria uns 10 centavos pra mim e tinha três mil reais", escreveu em uma rede social
Pedro é uma das 643.105 pessoas que têm mais de R$ 1 mil a receber, fazendo parte de uma pequena parcela de 1,37% do total mapeado pelo Banco Central.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Ao longo do dia, a fila virtual para os saques chegou a quase 300 mil pessoas, com a população demorando mais de duas horas para ter acesso ao sistema do Banco Central.
Saiba se você tem dinheiro esquecido
Por meio deste link, é possível saber se há alguma quantia a ser sacada. Dentro do site, clique no botão "consulte se tem valores a receber".
Uma janela se abrirá pedindo número do CPF ou CNPJ a ser consultado e data de nascimento (para pessoa física) ou de abertura da empresa (para pessoa jurídica).
Nessa etapa, o sistema apenas irá informar se há ou não alguma quantia a ser sacada a partir do dia 7 de março.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Como sacar o dinheiro
Caso você possua valores a receber, haverá um botão "acessar o SVR" e, após clicar, você será direcionado para a página de sua conta Gov.br. O BC informa que há possibilidade de fila de espera nesse processo do sistema.
O BC também detalhou que cada beneficiário tem 30 minutos dentro do sistema, para solicitar o saque, tempo que, segundo o órgão, é suficiente para realizar o processo, mas que é preciso ficar atento a um reloginho que irá aparecer no canto superior da tela.