Bloomberg Línea — Em momento de incertezas sobre o tamanho do mercado para carros elétricos, a chinesa BYD acaba de ampliar a aposta em modelos híbridos.
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A montadora que já se tornou a número um do mercado de elétricos no Brasil aposta agora no novo modelo sedã King para competir com o líder da categoria, o Corolla, da japonesa Toyota.
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É uma aposta que terá novos modelos de híbridos, segundo o conselheiro especial da BYD no Brasil, Alexandre Baldy. “É o brasileiro que ditará as regras [do mercado], não a indústria. São os consumidores que vão escolher qual tecnologia será adotada e em qual momento.”
King é o sedã híbrido mais vendido da marca chinesa no mundo.
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A promessa é a de autonomia combinada de até 1.200 quilômetros e de 120 km na modalidade puramente elétrica. O modelo custará a partir de R$ 175.800. O Corolla híbrido tem preço sugerido a partir de R$ 190.120 (segundo o site da montadora).
“O carro elétrico sempre foi visto como muito caro, inacessível para grande parcela da população brasileira. A BYD quebrou esse paradigma”, disse Baldy.
Além das vendas no varejo, a marca também ofertará o sedã King na modalidade de carro por assinatura, com pacotes a partir de R$ 4.992 por mês no contrato de 36 meses e 1.500 km de franquia.
Com o sedã King, a BYD chega a um portfólio com dez modelos comercializados no Brasil, dos quais oito puramente elétricos e dois híbridos.
A montadora chinesa liderou em número de emplacamentos de carros 100% elétricos no acumulado de janeiro a maio deste ano, com 73,9% de participação, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em híbridos, no entanto, a japonesa Toyota lidera as vendas com 23% de market share, seguida pela BYD, com 21%. “O Brasil é o país mais importante fora da China pelo alcance e volume de vendas”, disse Baldy.
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O executivo lembrou que a BYD lançou em fevereiro no Brasil o modelo 100% elétricoDolphin Mini, que, segundo ele, ganha escala rapidamente e sobe no ranking de vendas não só de eletrificados no país.
“No nosso lineup queremos ter carros 100% elétricos e híbridos”, disse. “Na categoria de sedãs, havia até então no Brasil um carro com grande participação de mercado. Agora ele terá um competidor à altura, com inovação, tecnologia e, especialmente, economia”, afirmou.