Verificar o valor da fatura do cartão de crédito e pagar a cobrança. Essas são as responsabilidades de todo consumidor que adquire um cartão e realiza compras com ele. Porém, embora seja de conhecimento de todos que é necessário quitar as dívidas dentro do prazo, muitas pessoas não conseguem realizar o pagamento até a data estabelecida.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Uma pessoa pode não conseguir pagar o cartão de crédito por diversos motivos. No entanto, na maioria dos casos, isso ocorre porque o consumidor teve de preferir quitar uma outra dívida. Logo que identifica que não conseguirá pagar a fatura, o cidadão já começa a pensar no que vem a seguir.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O que acontece com quem não paga o cartão de crédito
A primeira coisa que pode ocorrer com quem não paga a fatura do cartão de crédito é a inadimplência. Infelizmente, milhares e milhares de brasileiros já têm que lidar com os obstáculos da negativação. Quem fica com o nome sujo tem dificuldade na hora de conseguir empréstimos, financiamentos e até outros cartões de crédito.
O nome da pessoa, por sua vez, é inserido na base de dados de empresas como Serasa e SPC. Após isso, o consumidor pode começar a ser procurado pelos credores, com intuito de resolver a situação. Passados cinco anos sem pagamento da dívida, esta acaba caducando, ou seja, o nome volta a ficar limpo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Mas existe a possibilidade de prisão para quem não pagar o cartão de crédito? Não, isso não pode ocorrer. Não há brecha no Código Penal para que o não pagamento da fatura gere penalidades, como reclusão. Isso só pode acontecer com as pessoas que não pagam a pensão alimentícia ou que estão envolvidas em práticas ilícitas.
Dívida de cartão de crédito pode ser renegociada
Na maioria dos casos, o consumidor deixa de pagar a fatura do cartão de crédito para quitar uma outra dívida. Dessa forma, o recomendado é que ele, assim que puder realizar o pagamento do débito, procure pela empresa para conseguir limpar seu nome. O Serasa Limpa Nome, por exemplo, pode ser uma boa opção.
Por meio do Serasa Limpa Nome, a pessoa pode ter acesso a ofertas especiais e pode negociar suas dívidas. Para aproveitar a oportunidade, basta que o consumidor entre no site da Serasa Limpa Nome (clique aqui), informe seu CPF, clique em consultar, veja o que está pendente e quais as condições de pagamento, e diga como vai pagar.
Do Seu Credito Digital
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -