Entenda
Quanto custa recarregar um carro elétrico hoje em dia? Saiba
Ideal é ter sempre um ponto residencial onde o custo será o mesmo da energia sem adicionais; veja os exemplos de custo

Publicado em 05/10/2023 12:03

Foto/Reprodução


Do R7 - Os carros elétricos estão chegando em maior volume ao mercado brasileiro nos últimos dois anos. E após o movimento de marcas novas como BYD e GWM, somando-se aos lançamentos de marcas generalistas e marcas premium, é bem provável que o leitor já tenha visto muitos carros elétricos por aí. Mas quanto custa recarregar um carro elétrico? Quais são as alternativas para recarregá-lo na rua ou em casa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Energia elétrica residencial

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De fato ter um carro elétrico requer ter um ponto de carga em casa. É inviável ter um carro elétrico sem poder instalar um ponto de carga ou wallbox para recarregá-lo. E quanto custa isso? A energia elétrica varia conforme o estado por conta dos impostos. Em São Paulo a tarifa média é de  0,90 R$/kWh enquanto no Rio de Janeiro é de 0,75 R$/KWh.

Já um wallbox de 11kw tem custo aproximado entre R$ 6 mil e R$ 12 mil, além da mão de obra para instalação. Algumas marcas vendem o carro elétrico já com esse equipamento e faz a instalação na casa do cliente. Caso o carro não tenha o wallbox dependerá de um ponto de energia próximo da garagem para fazer a recarga. E não basta que seja uma tomada comum. Ela precisa ser aterrada. Caso contrário, a energia não será liberada para a recarga do veículo.

 
Kwid E-tech em ponto de carga de alta potência
 
Se o carro tem 26,8 kWh de baterias, caso do Renault Kwid E-tech (autonomia de 280 quilômetros) o custo será de R$ 24,12 por recarga completa em São Paulo ou R$ 20,10 no Rio de Janeiro. Já um Volvo XC40, que conta com 75 kWh de baterias (autonomia de 420 quilômetros), terá o custo de R$ 67,5 para recarregá-lo em São Paulo ou R$ 56,25 no Rio de Janeiro.
 
Obviamente quem conseguir instalar um sistema de captação de energia solar terá um custo muito reduzido, mas ele varia conforme a luminosidade disponível, o que também depende do local, topografia do terreno e época do ano. Há muitas empresas especializadas para fazer a consultoria e instalação desse equipamento.
 
Fora de casa

Fora de casa ainda há poucas alternativas para recarregar veículos nos chamados eletropostos. E a má notícia é que esses pontos de carga abertos ao público já são quase todos pagos.

Leia reportagem completa direto do R7


COMPARTILHAR NO WHATSAPP