Brasil
Criança de 3 anos precisa extrair todos os dentes após serem comprometidos por cáries e caso serve de alerta

Publicado em 24/11/2024 08:43

Foto/Reproducao


Do g1 - Com apenas 3 anos de idade, Nicolas Gabriel enfrenta um sério problema na saúde bucal, pois está com todos os dentes estragados. Por causa de cáries, ele não consegue se alimentar direito e também não tem previsão para consulta na rede pública..

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A dona de casa Divina Alves Oliveira, mãe de Nicolas Gabriel, contou que levou o filho a uma unidade de saúde de Palmas quando o menino estava com cáries em quatro dentes. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Ele reclama que não consegue comer. Tipo uma carne, ele não consegue comer. Ele chupa e joga fora, arroz ele não consegue mastigar, ele afasta o prato, aí eu tenho que caçar outra coisinha, um macarrãozinho, uma coisinha assim mais mole para ele comer", explicou Divina.

O menino foi encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas, mas quando ele foi chamando o problema tinha se espalhado por todos os dentes. O menino não tem a maioria dos dentes superiores e nos inferiores é possível ver que há uma coloração escura.

"Mesmo na escovação, como ele estava tendo dificuldade para se alimentar e não estava resolvendo. O certo é tirar para não comprometer os outros. Aí não tirou e comprometeu todos", lamentou a mãe.

Outros problemas

A cárie é uma doença provoca da por vários fatores. Nas crianças, o risco de avançar de forma rápida é maior, segundo o cirurgião dentista Eduardo Será.

Pacientes que comem muito açúcar, carbiodratos, que nçao higieniza de três a quatro vezes ao dia, não utiliza fio dental ele tem a maior propensão de ter muitas bactérias na boca. As bactérias se alimentam da sujeira na boca e produzem ácidos. Esses ácidos vão criar buracos no esmalte do dente, que é a primeira camada do dente, e começar a se formar a doença ali", explicou.

Para o pequeno Nicolas, o tratamento indicado é a extração de todos os dentes, mas para passar por esse procedimento, o menino deve ter uma avaliação com cardiologista, pois será necessário tomar anestesia.

Há riscos de outros problemas de saúde que podem ter como origem as cáries, conforme explicou o cardiologista Marcello Sena.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

"Realmente a gente tem que chamar atenção para quem tem alguma alteração, alguma cardiopatia particularmente nas válvulas [do coração], que não tem essas válculas com um funcionamento correto, ela tem uma possibilidade maior de criar uma endocardite. Porque essa bactéria entrando na circulação sanguínea vai se instalar na válvula e criar ali o que a gente chama de de abscesso em que pode levar à morte. É uma infecção gravíssima", explicou o médico.

Enquanto a consulta para fazer o risco cirúrgico com cardiologista ainda não tem data marcada, a mãe se preocupa, pois o filho está perdendo peso por não conseguir se alimentar direito.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP