Jovem descobre embolia após falta de ar e alerta para risco do anticoncepcional
Carolina Lopes, de 21 anos, procurou atendimento médico após sentir falta de ar contínua mesmo em pequenos esforços e descobriu uma embolia pulmonar. O quadro surgiu a partir de uma trombose venosa profunda extensa, embora ela não tivesse dor, vermelhidão ou inchaço nas pernas, sintomas mais comuns da condição.
Após deixar a UTI, Carolina recebeu o diagnóstico da síndrome de May-Thurner, alteração anatômica em que uma artéria na região da bacia comprime a veia que leva o sangue da perna esquerda de volta ao coração. Ela usava anticoncepcional hormonal combinado havia três anos para tratar a síndrome dos ovários policísticos (SOP).
A combinação da condição anatômica com o estrogênio presente no anticoncepcional elevou o risco de coagulação.
A médica Joyce Annichino, do Hemocentro da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia, afirmou que a ausência de sinais nas pernas não descarta a trombose. Carolina interrompeu a pílula e precisou adequar o tratamento da SOP.