DiárioVip
Todas as notícias
Curiosidades

VIDEO - Às margens de rio, pecuarista encontra 'bolo de sucuris' entrelaçadas durante ritual de acasalamento

·
VIDEO - Às margens de rio, pecuarista encontra 'bolo de sucuris' entrelaçadas durante ritual de acasalamento
Foto: Foto/Reproducao

Uma cena diferente surpreendeu o pecuarista Natan Modesto, já acostumado a encontrar sucuris pelo Rio Piratini, em Caarapó (MS). Ao passar pelo local, ele encontrou várias cobras entrelaçadas, formando o chamado "bolo de sucuris", e registrou o fenômeno em vídeo. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais dele nesta sexta-feira (6). Veja o vídeo abaixo.


Natan contou que passava pelo local quando encontrou os animais e chegou a ficar a cerca de cinco metros de distância. Apesar de já ter visto uma sucuri naquele trecho do rio, nunca tinha presenciado tantas juntas. 


O registro foi especial para Natan, que disse ter ficado emocionado ao presenciar o fenômeno. "Eu já tinha visto a cobra lá antes, mas não aquele bolo", contou ao g1.


Por que as sucuris formam um 'bolo'?


Em entrevista ao g1, o biólogo Henrique Abrahão explicou que o fenômeno acontece durante o período de reprodução. As fêmeas liberam substâncias chamadas feromônios, que atraem vários machos ao mesmo tempo. 

Os machos ficam enrolados ao redor da fêmea, formando o chamado "bolo de sucuris". Segundo o especialista, é a fêmea que escolhe com qual deles vai acasalar. 

Henrique também explicou que as fêmeas são bem maiores que os machos, podendo chegar a quase o dobro do tamanho deles.


Veja o vídeo:

Fonte: Diário VIP

Categorias