
Foto/Reproducao
do Melhores Cartões - O Nubank divulgou nesta semana que vai disponibilizar a ferramenta NuScore para todos os clientes do banco digital a partir dos próximos dias. Trata-se de uma forma transparente de informar aos clientes qual é a nota de crédito atribuída pelo banco em razão da maneira como o cliente se relaciona com a instituição financeira.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A ideia é que o consumidor entenda qual é o seu score e compreenda quais ações ele pode fazer para melhorar esse relacionamento. Quanto maior for o score, melhores poderão ser os seus benefícios.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Como funciona o NuScore
O NuScore é uma classificação de nota de crédito desenvolvida pelo próprio banco. Ela não tem relação com o score de crédito do Serasa, SPC ou Consumidor Positivo, por exemplo, mas funciona nos mesmos moldes, inclusive levando em conta sua avaliação junto a outros bancos.
Mais do que entender se você é um cliente que paga as suas contas em dia, o objetivo do banco é que você aumente o seu relacionamento com a instituição. Isso significa concentrar seus gastos e investimentos nos produtos da instituição, sem comprometer a sua renda.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Essa ferramenta começou a ser liberada em setembro de 2024 para clientes selecionados, mas agora o banco confirmou que todos terão acesso ao recurso. Ele será liberado gradualmente ao longo das próximas semanas.
Como acessar o seu NuScore
Ao menos por enquanto, o recurso não está disponível para todos os usuários. Porém, assim que estiver liberado, você poderá encontrá-lo da seguinte forma:
- Na tela inicial, procure a opção “Cartão de Crédito”;
- Em seguida, selecione “NuScore”;
- Depois, toque em “Evolução do NuScore”, para conferir sua nota de crédito mês a mês.
Entenda sua pontuação NuScore
O NuScore nada mais é do que uma pontuação que o Nubank atribui à sua capacidade de obter crédito, pagar contas em dia e gerenciar as suas finanças. Quanto maior for a sua nota, mais confiável você é como cliente para os padrões do banco.
Isso significa que pode ficar mais fácil o seu acesso a limites maiores no cartão de crédito, empréstimos com taxas mais atrativas ou mesmo contratação de produtos de investimentos, como CDBs, LCIs e LCAs com taxas mais atrativas. O Nubank adotou uma classificação que vai de 0 a 1000.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
0 a 400 – Muito Baixo: essa nota sugere que você precisa prestar mais atenção às suas finanças e, provavelmente, você não terá acesso aos benefícios mais exclusivos do banco.
401 a 650 – Baixo: você precisa melhorar alguns dos seus comportamentos financeiros. Tente deixar suas contas em dia ou se organize para eliminar pequenos atrasos nos pagamentos, pois eles influenciam o seu score.
651 a 800 – Regular: indica que sua saúde financeira é razoável, mas ainda há hábitos para serem melhorados. Talvez você não tenha dívidas, porém está faltando poupar mais, investir ou usar mais os produtos do banco.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
801 a 900 – Bom: você está no caminho certo, mas talvez ainda existam alguns aspectos que possam ser melhorados.
901 a 1000 – Ótimo: seus hábitos financeiros são os melhores possíveis e é bem provável que você seja um dos primeiros a ter acesso às melhores oportunidades oferecidas pelo banco.
Como melhorar seu score no Nubank
Se o seu score está baixo e você deseja melhorar o seu relacionamento com o banco, não desanime. O próprio Nubank divulgou uma lista com dicas para que você possa subir a sua pontuação com o passar do tempo.
Vale lembrar que essa avaliação é feita mês a mês, então não espere que as coisas mudem muito rapidamente. Construir um relacionamento saudável com uma instituição financeira é algo que leva tempo, portanto, tenha paciência.
- Pague suas contas em dia: não deixe de pagar a fatura do seu cartão de crédito ou outras contas de consumo. Se não puder pagar o valor total da fatura, opte pelo pagamento parcial com parcelamento, mas não atrase.
- Use mais o Nubank: quanto mais você usa o cartão do banco, melhor será o seu score com a instituição financeira, pois o banco entende que você o privilegia.
- Tenha uma reserva de emergência: não basta estar com as contas em dia, é preciso guardar algum dinheiro para emergências. No caso do Nubank, você pode usar as Caixinhas para isso.
- Controle melhor suas despesas: não gaste todo o seu limite do cartão de crédito. Procure deixar uma margem de segurança confortável para que o banco entenda que suas despesas não representam quase todo o seu crédito.
É importante ressaltar que esses conselhos não são uma espécie de regra rígida. O fator tempo também entra nessa equação, então tenha paciência para construir um relacionamento com o banco ao longo dos meses.