Rio Grande do Norte
VIDEO - Trabalhadores ficam presos no alto de torre eólica no RN após incênddio e precisam ser resgatados de helicóptero

Publicado em 27/11/2024 19:55

Foto/Reproducao


De O tempo - Trabalhadores que ficaram presos no alto de uma torre em uma usina eólica de Areia Branca (RN) foram resgatados, nesta terça-feira (26), pela equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dois trabalhadores estavam fazendo uma manutenção no topo da torre, quando o equipamento começou a pegar fogo. Eles ficaram presos no alto e, por questão de segurança, os elevadores não foram acionados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Neoenergia, empresa responsável pela usina eólica, informou que o Plano de Emergência foi acionado. Ele prevê o uso de helicópteros para resgates em determinadas situações. Brigadistas da empresa controlaram as chamas.

O CIOPAER foi chamado às 16h45 para resgatar os dois colaboradores. A equipe demorou menos de cinco minutos para decolar rumo à torre, segundo o coronel Eduardo Franco, diretor do CIOPAER, em postagem no Instagram da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED/RN).

Corpo de Bombeiros e SAMU também estavam no local. O coronel afirmou que foi uma "missão de alto risco, que demandou um esforço concentrado, não só da nossa tripulação, mas também do apoio solo e de todos os órgãos envolvidos na missão".

Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram o resgate. Segundo o CIOPAER, havia urgência, devido ao incêndio, além de problemas de visibilidade por conta do pôr do sol e riscos para o voo devido à intensidade do vento e à técnica de resgate utilizada.

O aerogerador estava desligado no momento da operação. Após o resgate, os dois trabalhadores foram atendidos pelo SAMU e encaminhados a um hospital para exames complementares. Eles não apresentavam sinais de intoxicação por fumaça. Receberam alta pouco antes das 20h e passam bem, segundo nota da Neoenergia.

Uma comissão interna foi aberta para investigar e apontar as causas do incidente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja o vídeo:


COMPARTILHAR NO WHATSAPP