Do Catraca Livre - Um estudo publicado na revista Naturerevelou o impacto do consumo de bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos industrializados, na saúde global.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Segundo o estudo, essas bebidas estão associadas a milhares de novos casos de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Descobertas do estudo
De acordo com o estudo, cerca de 1 em cada 10 novos casos de diabetes tipo 2 registrados em 2020 foi atribuído ao consumo de bebidas açucaradas, totalizando 2,2 milhões de novos casos.
O estudo estimou ainda que, no mesmo ano, 1,2 milhão de novos casos de doenças cardiovasculares em todo o mundo estavam relacionados ao mesmo hábito.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia também
Além disso, 80.278 mortes por diabetes tipo 2 (5,1% do total global) e 257.962 mortes por doenças cardiovasculares (2,1% do total) foram associadas a essas bebidas.
Como o consumo excessivo prejudica a saúde?
O estudo destaca que o alto teor de açúcar dessas bebidas aumenta os níveis de glicose no sangue, contribuindo para a resistência à insulina, característica do diabetes tipo 2.
O consumo frequente também favorece o acúmulo de gordura visceral, um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Embora os refrigerantes sejam comumente associados a esses riscos, outras bebidas adoçadas, como chás gelados e sucos industrializados, também estão entre os responsáveis pelo impacto negativo na saúde.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Trocar bebidas adoçadas por opções, como água, chás sem açúcar e sucos naturais, é uma forma simples e eficaz de reduzir os riscos associados ao alto consumo de açúcar.