Saiba
Virilha escura: Saiba quais as causas e os melhores tratamentos para a mancha de pele

Publicado em 19/08/2019 23:00 - Atualizado em 19/08/2019 23:00

Foto/Reprodução


Do DermaClub - O aparecimento de uma mancha escura na virilha é um problema que pode afetar várias mulheres. Além de interferir no bem-estar, esse desconforto acaba afetando também a autoestima de muitas pacientes, levando algumas até a evitar usar roupas de banho na praia ou piscina com vergonha de mostrar a região manchada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas para evitar essa situação, nada melhor do que conhecer os fatores que podem causar o problema. Pensando nisso, o DermaClub listou 3 motivos que levam a esse escurecimento e como tratar a pele afetada. Veja só!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3 motivos que podem causar o escurecimento da virilha

O escurecimento da virilha normalmente é causado por algum tipo de atrito. Esse contato desenvolve uma resposta inflamatória que estimula uma alta produção de melanina na região afetada, formando, assim, as manchas.

Esse problema de pele é bem comum e pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com pacientes que possuem a pele morena ou negra, algum tipo de síndrome metabólica (como pré-diabetes e diabetes) ou que sofreram reações alérgicas no local. Para prevenir sua pele dessa situação, entenda 3 fatores que podem levar as marcas escuras:

1) Depilação: seja ela feita com lâmina ou cera, a depilação quando é realizada de forma incorreta pode contribuir para o aparecimento de manchas na virilha. Isso acontece pois o mau procedimento acaba refletindo na foliculite - inflamação dos folículos pilosos - que, consequentemente, causa uma produção maior de melanina na área.

2) Roupas apertadas: o atrito de shorts, calças ou calcinhas apertadas pode causar uma inflamação que estimula a alta produção de melanina na região, o que acaba contribuindo para a formação das manchas.

4) Acantose: é uma doença de pele caracterizada pelo surgimento de manchas por conta da hiperceratose - aumento da camada superficial da pele - e da hiperpigmentação - formação de lesões cinzas e engrossadas.

Elas costumam surgir com um leve escurecimento que, com o passar do tempo, vai-se tornando espesso e mais forte, muitas vezes, acompanhado de coceira. O problema é mais comum nas regiões de dobras, como axilas, pescoço e virilha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como clarear a virilha? Veja os melhores tratamentos para essas manchas na pele

As manchas escuras na virilha podem ser tratadas com métodos simples, como o uso de cremes clareadores e com a realização de procedimentos estéticos.

A escolha do melhor cuidado vai depender do grau de hiperpigmentação, a cor da sua pele, tempo da mancha e a causa do escurecimento. Veja algumas opções de terapias:

1) Produtos clareadores: o uso tópico de dermocosméticos clareadores costuma ser a primeira opção dos dermatologistas para o tratamento das manchas. Por isso, o ideal é apostar em soluções com ativos, como a Niacinamida e o PhE-Resorcinol que ajudam a uniformizar a pele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

2) Peeling químico: esse procedimento é indicado para renovar e clarear a pele, proporcionando mais brilho, afinando sua espessura e melhorando sua textura.

3) Laser: é uma das maneiras mais eficientes de remover as manchas escuras da pele. Isso porque o procedimento atinge as camadas mais profundas da epiderme, eliminando as marcas e ajudando a estimular a produção de colágeno.

Para ter um diagnóstico mais concreto das manchas e um tratamento eficaz, não deixe de consultar o seu dermatologista.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP